Salário de entrada da Navigator sobe para 962 euros brutos em janeiro

Salário de entrada da Navigator sobe 6% e passa para 962 euros brutos, aos quais acrescem subsídio de refeição. Aumento médio da globalidade dos vencimentos será de 4,7%.

O salário de entrada dos trabalhadores da Navigator vai passar de 907 euros para 962 euros brutos em janeiro do próximo ano, anunciou a empresa esta quinta-feira. Em causa está um reforço de cerca de 6%. Aos demais vencimentos, a Navigator decidiu que irá também aplicar reforços, apontando para um aumento médio salarial de 4,7%, isto é, em linha com o referencial acordado na Concertação Social.

“Como reforço da valorização dos colaboradores, já a partir do próximo mês de janeiro, a Navigator aumentará o salário de entrada dos atuais 907 euros para 962 euros (+6,06%), através de um ato de gestão da Comissão Executiva”, informa a cotada, numa nota enviada às redações.

E acrescenta: “com esta medida, a empresa assegura que o salário base mantém um diferencial de 10% acima do salário mínimo nacional“. A retribuição mínima garantida a nível nacional também vai subir no arranque do próximo ano, mas irá ficar ficada em 870 euros, conforme foi acordado entre o Governo, as confederações empresariais e a UGT.

Além do referido salário de entrada de 962 euros, a Navigator garante um subsídio de alimentação mensal de 198 euros, o que significa que, tudo somado, em 2025 “nenhum trabalhador” desta empresa receberá menos de 1.160 euros por mês.

Os demais salários também serão aumentados, estando a papeleira a apontar para um reforço médio de 4,7% em 2025, cumprindo, assim, o acordo de salários da Concertação Social.

“Este valor inclui não apenas o aumento do salário em 2,39% para a generalidade dos colaboradores, mas também a majoração do salário de entrada e o impacto do programa de promoções e progressões, conforme definido no plano de carreiras previsto na negociação coletiva, e a incorporação por excesso das remunerações complementares vigentes até 2024″, detalha a empresa.

Quanto às carreiras, convém notar que até junho de 2025 deverá estar concluído o processo de renegociação e melhoria deste plano, que entrará em vigor em janeiro de 2026 e promete reforçar “a evolução profissional dos técnicos operacionais da Navigator e, consequentemente, as suas condições remuneratórias”.

Com quatro mil empregados (diretos) em todo o mundo, a Navigator regista hoje uma remuneração bruta média mensal de 2.341 euros, “mais de 53% acima da média geral” do mercado de trabalho português.

De notar também que, conforme já escreveu o ECO, dezembro será sinónimo do pagamento de um prémio de meio salário aos trabalhadores da Navigator. É um adiantamento do prémio que varia em função dos resultados da empresa, pelo que uma segunda parte será paga entre abril e junho. “Este adiantamento resulta num prémio médio de 550 euros para técnicos operacionais e 1.520 euros para quadros”, explica a papeleira.

Atualizada às 16h57

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário de entrada da Navigator sobe para 962 euros brutos em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião