EDP baixa preço do carregamento de elétricos na rede pública em 5% a partir de janeiro

  • Lusa
  • 13:11

Anúncio da elétrica surge após ERSE ter aprovado a redução das tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores e detentores de pontos de carregamento.

A EDP Comercial vai reduzir os preços da energia para carregamento de veículos elétricos na rede pública, em média em 5%, a partir de 1 de janeiro, devido à evolução favorável dos mercados, anunciou a empresa esta sexta-feira em comunicado.

A EDP atua no mercado da mobilidade elétrica como comercializadora de energia na rede pública, operadora de pontos de carregamento público e fornecedora de soluções para o carregamento privado, tanto doméstico quanto empresarial, contando atualmente com mais de 90.000 utilizadores do seu cartão para carregamento na via pública ativos.

Segundo a mesma nota, a empresa tem contratados e/ou em operação no país mais de 3.400 pontos de carregamento elétrico, dos quais 83 nas principais autoestradas.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) reduziu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carregamento uma redução de 61,7%, a partir de 1 de janeiro.

De acordo com a decisão comunicada na segunda-feira, no próximo ano, a tarifa da Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica a suportar tanto por comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica como por operadores de pontos de carregamento, por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento, será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor era de 0,2499 euros.

Já no caso dos detentores de pontos de Carregamento, “aos quais é aplicada atualmente uma tarifa diária de 0,0423 euros, diminuirá para 0,0162 euros“.

De acordo com a ERSE, estas reduções significativas devem-se, sobretudo, “ao aumento do número de carregamentos previstos para 2025” e a uma evolução controlada dos custos da entidade gestora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP baixa preço do carregamento de elétricos na rede pública em 5% a partir de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião