Trump deve mesmo substituir Yellen na Fed

  • ECO
  • 12 Julho 2017

O escolhido de Donald Trump para o maior banco central do mundo deverá ser Gary Cohn, ex-CEO do Goldman Sachs sem formação de economista -- falta saber se Cohn quer o lugar.

É cada vez mais certo que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não vai escolher Janet Yellen para um segundo mandato à frente da Reserva Federal, ou Fed, o banco central dos Estados Unidos. De acordo com o jornal Politico, Trump quer escolher Gary Cohn, ex-CEO do Goldman Sachs, para o lugar.

Segundo disseram ao Politico quatro fontes relacionadas com a questão, Trump não quererá reconduzir Janet Yellen para a liderança da Fed. A sua preferência recai sobre Gary Cohn, atual diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, segundo essas fontes. A escolha de Cohn pode não ser consensual, já que o ex-CEO da Goldman não tem background enquanto economista, e tem um passado ligado à ala esquerda. Há 40 anos que os dirigentes da Fed são todos economistas.

As fontes que falaram ao Politico em Washington D.C. revelaram que “o trabalho é de Gary se ele o quiser”, com um republicano a afirmar: “Eu creio que ele o quer”. Outra fonte afirmou que Gary Cohn receberia apoio fácil dentro do Congresso para ser confirmado para o lugar, já que “a maior parte dos membros conservadores gostam dele”.

No entanto, alguns acreditam que Gary Cohn prefere ficar na Casa Branca, onde é possível que lhe seja oferecido o cargo de Chief of Staff.

O trabalho de dirigir a Fed está num momento particularmente delicado, já que o banco central tem vindo a aumentar as taxas de juro com cautela. É um momento de transição para dar menos apoio à economia norte-americana.

Gary Cohn, atual diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, é tido como o possível sucessor de Janet Yellen. Andrew Harrer/Bloomberg

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump deve mesmo substituir Yellen na Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião