Acordo com a Petrobras “cria novas oportunidades” para a Galp
A Galp Energia e a Petrobras assinaram um memorando de entendimento para expandirem a cooperação. O BPI e o Haitong acreditam que o acordo é positivo e que vai criar novas oportunidades.
O Banco BPI e o Haitong acreditam que o memorando de entendimento entre a Petrobras e a Galp Energia GALP 0,00% vai beneficiar a petrolífera portuguesa ao proporcionar novas oportunidades. O acordo serve para expandir a cooperação entre as duas empresas e consolidar a sua aliança estratégica.
O BPI diz que o acordo “pode ser valioso para a Galp, considerando a sua dimensão reduzida num mercado onde o tamanho interessa”. No entanto, o banco tem dúvidas de que os benefícios vão ser visíveis no curto prazo, de acordo com uma nota de research obtida pelo ECO.
O Haitong também diz que este memorando pode aumentar a exposição da petrolífera portuguesa a ativos de exploração através “das produtoras e refinadoras em águas profundas mais bem-sucedidas do mundo”.
"Considerando a alteração a nível da lei do petróleo no Brasil, podemos dizer, se tudo o resto se mantiver, que o potencial de a Galp participar em nova oportunidades aumenta com este acordo”
O acordo é feito apenas alguns dias depois de o Congresso do Brasil ter deixado cair uma lei que obrigava a Petrobras a deter uma percentagem mínima de 30% em qualquer consórcio internacional que explorasse as águas no pré-sal, o que atrasava os investimentos, tendo agora direito de preferência na escolha dos poços de petróleo onde quer investir.
No comunicado, a brasileira Petrobras diz que o memorando deverá “fortalecer a parceria, considerando potenciais sociedades na exploração, desenvolvimento da produção e infraestruturas” petrolíferas e de gás a nível mundial.
Tweet from @petrobras
O BPI relembra que é “conhecido o desejo da Galp Energia de expandir e diversificar o portefólio de exploração e o Brasil é, certamente, uma região que a Galp Energia conhece bem”.
"Pensamos que a parceria com a Petrobras pode ser importante para a Galp se posicionar para novos blocos”
Tal como os analistas, também os investidores estão a receber com agrado este acordo. As ações da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva seguem a valorizar 0,5% para os 12,58 euros num dia que volta a ser de ganhos para o petróleo. Tanto o Brent como o WTI mantêm-se acima dos 50 dólares.
Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acordo com a Petrobras “cria novas oportunidades” para a Galp
{{ noCommentsLabel }}