Salsa da Sonae ‘mete a segunda’ na Índia em cidade satélite com 900 mil habitantes
Marca de vestuário detida pela Sonae, que tem quase 200 lojas, emprega 1.200 pessoas e fatura 180 milhões, reforça presença no mercado asiático depois da estreia em Nova Deli.
Dois meses depois de abrir a primeira loja na Índia, a portuguesa Salsa Jeans, que emprega 1.200 pessoas e faturou 180 milhões de euros em 2023, dos quais 70% nos mercados internacionais, acaba de inaugurar um segundo espaço comercial no país asiático.
A marca de jeans e vestuário em denim passa a estar presente na loja multimarca Coyu no IREOGrandView Tower, em Gurugram, uma cidade satélite de Deli, no estado de Haryana, com cerca de 900 mil habitantes e que é um dos principais centros financeiros e tecnológicos da Índia.
Tal como aconteceu na primeira unidade em Nova Deli, a abertura deste novo espaço, com uma área de 569 metros quadrados, foi realizada em parceria com o grupo de moda indiano Lyskraft, especialista na gestão de marcas internacionais. A marca nacional está atualmente presente em mais de 40 países e estreou-se na Jordânia também no ano passado.
Este investimento “sublinha o ambicioso plano de expansão global e a recetividade da marca neste mercado tão vibrante”, sublinha o CEO da Salsa Jeans. Em comunicado, Hugo Martins afirma que a marca nacional quer ser uma “referência” no gigante asiático e destaca o “consumidor exigente” na nova localização.
Detida a 100% pelo grupo Sonae, que em 2016 começou por comprar metade da participação à família Vila Nova e há quatro anos adquiriu a restante à outra acionista (Wonder Investments), a marca especializada em denim e que tem a base industrial em Famalicão detém atualmente mais de 190 lojas próprias e franchisadas, das quais 61 em Portugal, e vende também através de 1.200 espaços multimarca, além do canal online.
Criada em 1994 – quatro anos depois abriu a primeira loja no Norteshopping (Matosinhos) e em 2002 a primeira fora do país, em Espanha –, a marca Salsa está incorporada na Zeitreel, a unidade de negócio da Sonae para o setor da moda. Integra também a Mo ou a Zippy, tendo em 2023 registado uma quebra de 4% nas vendas, para 371 milhões de euros, prejudicada pela retração do consumo propiciada pelo disparo da inflação.
Em abril de 2023, a Salsa Jeans anunciou um investimento de sete milhões de euros na fábrica de Ribeirão, no concelho de Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga), onde nasceu em 1987 a empresa têxtil, que começa no desenvolvimento do produto e das coleções, e se estende até à lavagem e acabamentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salsa da Sonae ‘mete a segunda’ na Índia em cidade satélite com 900 mil habitantes
{{ noCommentsLabel }}