Sonae “condimenta” negócio oriental da Salsa com entrada na Jordânia

Marca de vestuário detida pela Sonae, que tem quase 200 lojas, emprega 1.200 pessoas e fatura 180 milhões, acaba de espetar mais uma “lança comercial” no Médio Oriente, ao inaugurar uma loja em Amã.

Vinte anos depois de abrir, em 2004, a primeira loja no Médio Oriente (Qatar), a Salsa acaba de espetar mais uma “lança comercial” na região, com a abertura de um espaço com uma área de 120 metros quadrados na Jordânia. A mais recente loja da marca de jeans e vestuário em denim está inserida no Taj Lifestyle Center, descrito como o principal centro comercial premium da cidade de Amã.

Detida a 100% pelo grupo Sonae, que em 2016 começou por comprar metade da participação à família Vila Nova e há quatro anos adquiriu a restante à outra acionista (Wonder Investments), a marca que tem a base industrial em Famalicão entrou no mercado jordano em parceria com o Azadea Group, líder no retalho de moda na região e que representa meia centena de marcas mundiais no Médio Oriente.

Este negócio controlado pelo grupo de Cláudia Azevedo, especializado em denim, detém atualmente mais de 190 lojas próprias e franchisadas, das quais 61 em Portugal. Vende também através de 1.200 espaços multimarca, além do canal online, num total superior a 40 geografias. Emprega 1.200 pessoas e faturou cerca de 180 milhões de euros em 2023 dos quais 70% nos mercados internacionais. Um terço da faturação é proveniente de Espanha.

“A Salsa tem cativado o interesse de consumidores e parceiros por todo o mundo com os seus produtos inovadores e de qualidade. A nossa ambição é continuar a expandir a nossa atividade nos mercados onde já estamos presentes, mas também em novos mercados levando os nossos produtos a cada vez mais pessoas”, salienta, citado em comunicado, o CEO da Salsa Jeans, Hugo Martins.

Hugo Martins, CEO da Salsa JeansDR

Criada em 1994 – quatro anos depois abriu a primeira loja no Norteshopping (Matosinhos) e em 2002 a primeira fora do país, em Espanha –, a marca Salsa está incorporada na Zeitreel, a unidade de negócio da Sonae para o setor da moda. Integra também a Mo ou a Zippy, tendo em 2023 registado uma quebra de 4% nas vendas, para 371 milhões de euros, prejudicada pela retração do consumo propiciada pelo disparo da inflação.

Em abril do ano passado, a Salsa Jeans anunciou um investimento de sete milhões de euros na fábrica de Ribeirão, no concelho de Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga), onde nasceu em 1987 a empresa têxtil, que começa no desenvolvimento do produto e das coleções, e se estende até à lavagem e acabamentos.

Além da substituição de todas as máquinas num período de dois anos e da reformulação da área da investigação e desenvolvimento (I&D), o projeto de investimento previa a instalação de soluções para aumentar a eficiência energética – como painéis fotovoltaicos na unidade industrial – e o aumento da capacidade produtiva, que rondava então um milhão de calças por ano.

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