Sonae refresca marca e valores para “moldar o amanhã”

Shaping tomorrow, today. É esta a nova assinatura da Sonae, que revê o posicionamento do grupo três anos após a ascensão de Cláudia Azevedo. Muda o logótipo, os valores e mexe nas unidades de negócio.

A Sonae tem uma nova identidade corporativa, que envolve uma mudança no logótipo, uma alteração na assinatura para rever o posicionamento da marca – passa de Improving Life para Shaping tomorrow, todaye inclui também uma renovação na lista dos valores. Uma evolução que “surge da reflexão sobre o futuro da Sonae e do mundo em rápida transformação, nas dimensões económica, tecnológica, social e ambiental, que leva o grupo a assumir a vontade de fazer ainda mais e melhor”.

Segundo a apresentação feita esta tarde por Cláudia Azevedo num evento interno, o novo logótipo equilibra “a tecnologia, o método e o rigor (expresso nos traços vetoriais) com o toque humano, a criatividade e o talento (visível nos traços manuais)”; a identidade visual que abrange as várias unidades de negócio “materializa a humanização da marca e o seu dinamismo, através das mutações de forma e cor”; e a troca da assinatura da marca assume “a urgência de começar já hoje a desenhar um amanhã melhor, para todos”.

Desde que a filha de Belmiro de Azevedo ascendeu à presidência executiva em 2019, deixando a Sonae Capital e sucedendo a Paulo Azevedo e Ângelo Paupério na chefia da holding, a Sonae tem vindo a reforçar a liderança e a fazer crescer (por via orgânica e aquisições) os vários negócios que explora no retalho, telecomunicações, imobiliário, tecnologias ou gestão de investimentos, dentro e fora do país. Os dados mais recentes, relativos aos últimos 12 meses acabados em setembro, mostram um volume de negócios consolidado próximo dos sete mil milhões de euros.

Apresentação interna da nova imagem da Sonae.

“Nesta evolução, a Sonae e os negócios também foram capazes de acelerar a transição digital, com mais agilidade e inovação na forma de trabalhar, e a transição climática, assumindo compromissos ambiciosos a nível internacional. Ao longo deste caminho, o grupo reforçou a sua proposta de valor enquanto empregador, sobretudo para o talento jovem, que se mantém como uma das principais forças impulsionadoras do empreendedorismo e disrupção que caracterizam a Sonae. Os valores e cultura da Sonae agora renovados materializam este rejuvenescimento e diversidade, tornando o grupo mais bem preparado para continuar o trajeto de crescimento no futuro”, resume em comunicado de imprensa.

Esta mudança envolve também as várias unidades de negócio do grupo sediado na Maia, que assumem uma nova identidade endossada pela marca Sonae, com os dois elos entrelaçados a ilustrar “a união de todo o grupo a um propósito comum”. Só as empresas em que não tem posição maioritária, as marcas comerciais (como o Continente) e o retalho de eletrónica (Worten) é que mantêm as designações originais. A operação de retalho alimentar passa a ser apenas MC, a unidade imobiliária conhecida pelos centros comerciais fica Sierra, a área da moda transforma-se em Zeitreel, os serviços financeiros assumem a designação Universo e a gestão de investimentos em tecnologia muda para Bright Pixel.

O grupo aproveitou ainda este contexto para revisitar os valores Sonae:

  • “Lideramos com impacto”. Transformamos ambição em ação. Queremos ter um impacto profundo no presente e no futuro.
  • “Conduzimos o amanhã”. Somos empreendedores, acima de tudo. Desafiamos o status quo e preparamos o futuro.
  • “Avançamos juntos”. Valorizamos o talento de todos. Aprendemos com as aptidões, conhecimentos e diferentes pontos de vista para pormos em marcha as melhores ideias.
  • “Descomplicamos desafios”. O nosso foco torna tudo mais simples. Melhoramos constantemente para sermos cada vez mais eficientes, adaptáveis e ágeis.
  • “Fazemos o que está certo”. Comprometemo-nos em fazer o que está certo. Agimos de forma independente e transparente para tomar as decisões mais acertadas.

“Tudo o que fazemos tem por base os nossos valores. São o nosso legado e os princípios que nos orientam para o futuro. Definem a forma como trabalhamos e a nossa cultura. Uma cultura que se adapta e evolui, sem nunca perder os pilares que a distinguem”, sustenta Cláudia Azevedo, licenciada em Gestão de Empresas pela Católica e com MBA no INSEAD, que a 13 de janeiro completou 52 anos e de quem o pai e líder histórico do grupo, falecido em novembro de 2017, chegou a escrever que é “talvez a mais parecida [consigo] e a que tem mais killer instinct”.

A Sonae, que vai transformar o campus da Maia num laboratório de inovação sustentável, foi selecionada em janeiro para integrar o Bloomberg 2022 Gender-Equality Index (GEI), que inclui na edição deste ano um total de 418 empresas de meia centena de setores — o financeiro, tecnológico e das utilities são os mais representados — e provenientes de 45 países. Juntou-se assim à NOS, à REN e a outras cotadas portuguesas, como a Jerónimo Martins, a Galp, a EDP, a EDP Renováveis ou o BCP, neste índice que visa replicar o desempenho das empresas de capital aberto comprometidas com a prestação de informação transparente sobre as suas práticas e políticas relativas à igualdade de género.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae refresca marca e valores para “moldar o amanhã”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião