Bruxelas considera limites temporários ao preço do gás

Apesar de as negociações estarem numa fase inicial, já existem vozes que se opõem à iniciativa.

A Comissão Europeia está a considerar impor limites, de forma temporária, aos preços do gás natural no bloco, tendo em conta a ascensão recente dos mesmos no mercado, avança o Financial Times.

A publicação britânica indica que o eventual limite está a ser negociado no âmbito das discussões sobre um “Pacto Industrial Limpo”, que será apresentado no próximo mês. A informação foi obtida através de três fontes próximas das discussões.

Os preços europeus estiveram a negociar em máximos de mais de dois anos esta semana, impulsionados pelo inverno rigoroso e falta de vento, atingindo os 57,76 euros por megawatt-hora esta terça-feira. Esta quarta-feira a tendência é de algum alívio, marcando os 55,78 euros por megawatt-hora.

No entanto, o FT ressalva que, apear de a discussão estar numa fase inicial, grupos industriais se demonstraram já contra a medida de limitar os preços, alegando que irá minar a confiança no mercado europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas considera limites temporários ao preço do gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião