Aena prepara-se para lançar OPA à Abertis

Depois da Atlantia, a Abertis pode ter um novo interessado. A gestora dos aeroportos espanhóis, Aena, pode vir a lançar uma OPA. O regulador já suspendeu as ações de ambas enquanto aguarda notícias.

A Atlantia já não é a única empresa na corrida à Abertis, avança o Expansión. A Aena, a gestora de aeroportos espanhóis que tem o Estado como maior acionista, terá interesse em lançar uma OPA. O regulador espanhol, a CNMV, já suspendeu as ações da Abertis e da Aena em bolsa enquanto aguarda esclarecimentos por parte de ambas as empresas.

A Aena pode vir a “conservar a identidade espanhola da Abertis”, embora não esteja disposta a hipotecar o futuro da rede de aeroportos, avança o Expansión. Seria uma “operação ambiciosa, mas possível” em termos financeiros, adianta a mesma publicação, tendo em conta as análises dos gestores da Aena. A opção que parece agradar mais ao presidente da Aena, José Manuel Vargas, é uma oferta mista, em ações e dinheiro, que implicaria um aumento de capital que diluiria a posição do Estado. A Aena vale 25 mil milhões de euros em bolsa.

A italiana Atlantia fez a primeira oferta em abril, sobre 100% do capital da Abertis: 16,50 euros por ação, um pouco acima do valor da ação na altura da oferta. Pôs a Abertis, a empresa de infraestruturas espanhola, a valer mais de 16 mil milhões de euros. Deve-se ainda ter em conta os cerca de 15 mil milhões em dívida, perfazendo um total de 32 mil milhões que não estará ao alcance de todos os investidores.

A oferta da Atlantia mantém-se, mas está em suspenso até setembro dadas as várias autorizações necessárias antes de o regulador espanhol dar luz verde às negociações. Para além da jurisdição espanhola, UE, EUA, Chile, Argentina e Brasil têm de dar a sua aprovação.

Desde abril que nenhum investidor tinha manifestado interesse, mas o silêncio sobre a operação do La Caixa, um dos acionistas de referência da Abertis, fazia prever que a oferta da empresa italiana não satisfazia os interesses da concessionária de auto-estradas espanhola e portanto aguardavam-se novas propostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aena prepara-se para lançar OPA à Abertis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião