Atlantia interessada na espanhola Abertis

A empresa italiana, controlada pela família Benetton, demonstrou interesse numa fusão com a Abertis, confirmou esta última. A avançar, será o retomar de uma ideia com mais de dez anos.

A gigante italiana das infraestruturas, Atlantia, está interessada numa fusão com a Abertis, a sua homóloga espanhola. A informação foi confirmada esta terça-feira pela Abertis, num comunicado submetido aos mercados após uma notícia da Bloomberg no mesmo sentido.

Ainda não está nada decidido e as conversações encontram-se numa fase muito preliminar. Pode nem sequer haver negócio. No entanto, a avançar, criará uma companhia de infraestruturas maior ainda do que a francesa Vinci, com uma receita anual combinada na ordem dos dez mil milhões de dólares. Segundo a agência, a Atlantia, controlada pela família Benetton, estará a ponderar uma oferta em dinheiro e ações.

Com uma capitalização bolsista de 20 mil milhões de euros, a Atlantia detém a concessionária de autoestradas Autostrade per L’Italia (equivalente à Brisa em Portugal) e dois aeroportos em Roma. Sedeada em Barcelona, a Abertis é avaliada em 15 mil milhões de euros. Face a esta notícia, as ações da primeira encolheram 3,33%, para 23,20 euros. As da segunda avançaram 6,61%, para 16,30 euros.

Esta não é a primeira vez que a Atlantia tenta comprar a Abertis. Há mais de dez anos, o negócio esteve prestes a ser fechado, mas acabou por cair com a oposição do governo italiano. A empresa italiana tem planos para expandir operações fora de Itália, mais propriamente no segmento das autoestradas e dos aeroportos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atlantia interessada na espanhola Abertis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião