
Consultor de recrutamento no setor da advocacia: que papel?
O papel do Consultor de Recrutamento não começa, nem termina, no momento em que seleciona e recruta. Vai muito além disso: é um verdadeiro parceiro estratégico e acompanha a evolução dos mercados.
A área jurídica e o mercado da Advocacia, em particular, tem muitas especificidades e tem evoluído muito ao longo dos últimos anos. Existem diferentes tipos de Sociedades, no que tange à dimensão, reputação, experiência em determinadas áreas, cultura e estratégia de crescimento. O tipo de trabalho que se desenvolve é cada vez mais diversificado, complexo e especializado. Verifica-se uma tendência para que os advogados não se limitem a resolver problemas legais, expandindo os seus serviços para incluir, em alguns casos, consultoria estratégica. Tal deve-se à mudança nas dinâmicas económicas, sociais e tecnológicas, bem como às crescentes exigências do mercado global e das empresas, cujas indústrias são multidisciplinares e, muitas delas, sujeitas a regulamentações internacionais, envolvendo diversas jurisdições. Consequentemente, não só o grau de especialização dos advogados é cada vez mais valorizado em áreas de nicho (v.g., TMT, Privacidade, AI, Blockchain, Compliance, Cibersegurança, Energia ou Concorrência), mas as suas competências comportamentais também estão a evoluir. Procuram-se perfis criativos, ágeis, com capacidade de adaptação e com drive tecnológico. A procura deste tipo de perfis é crescente e transversal e, em contrapartida, a oferta deste tipo de talento é muito menor face à procura. Não só pelo perfil, mas também porque os candidatos estão cada vez mais exigentes na hora de fazer uma mudança profissional. Portanto, não obstante as especificidades do mercado em questão, deparamo-nos com um tema que é, de resto, estrutural e comum a outros mercados e setores de atividade: a escassez de talento. Isto, aliado à chegada de novos players ao mercado, alguns com dimensão internacional e com práticas salariais muito acima do valor médio do mercado português, tem levado as Sociedades de Advogados e, também, as boutiques, a repensar o seu posicionamento no mercado. Tal necessidade de reposicionamento passa, não só pela reformulação e/ou criação de planos de carreira e de retenção de talento (incluindo as respetivas revisões de valores salariais), mas também pelo mapeamento do talento interno e identificação de high potentials.
Ora, é precisamente neste contexto de transformação que as Sociedades de Advogados têm de se adaptar e reinventar, sendo uma mais-valia o conhecimento de mercado que o Consultor de Recrutamento especializado apresente neste segmento. O seu objetivo é, com a sua expertise e conhecimento acerca da cultura das Sociedades de Advogados, encontrar o melhor talento para os seus clientes (sendo cirúrgico, criterioso e ágil), mas também ajudá-los a ser mais atrativos e competitivos, passando-lhes informações de mercado relevantes para a tomada de decisões estratégicas.
Em suma, num setor tão especializado e competitivo como o setor da Advocacia, onde a retenção de talento exige inovação e uma constante adaptação às mudanças do mercado, o Consultor de Recrutamento não pode ser apenas um intermediário entre cliente e candidato. Ele deve ser um verdadeiro parceiro estratégico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consultor de recrutamento no setor da advocacia: que papel?
{{ noCommentsLabel }}