Citigroup credita acidentalmente 81 biliões de dólares na conta de cliente
A transferência interna, que aconteceu em abril do ano passado, só foi detetada por um terceiro funcionário do banco norte-americano cerca de hora e meia depois de ter sido feita.
O Citigroup creditou erradamente 81 biliões de dólares na conta de um cliente, em vez de 280 dólares. O caso aconteceu em abril passado e a transação só foi revertida horas mais tarde, revela esta sexta-feira o Financial Times.
A transferência não foi detetada por dois funcionários. Só uma terceira pessoa detetou o problema ao verificar os saldos das contas do banco, quando já passavam 90 minutos após o processamento, segundo um relatório interno a que o jornal britânico teve acesso.
Nenhum dinheiro saiu do banco norte-americano e o caso foi divulgado como um “quase acidente” à Reserva Federal dos EUA e ao Gabinete do Controlador da Moeda. O Citigroup afirmou que os seus “controlos de deteção identificaram prontamente o erro de introdução entre duas contas e inverteram a entrada” e que estes mecanismos “teriam também impedido a saída de quaisquer fundos do banco”.
No ano passado, o Citigroup registou um total de 10 “quase-acidentes” no valor de mil milhões de dólares, pelo menos, segundo o FT, que cita um relatório interno. Embora tenha diminuído em relação aos 13 casos registados em 2023, o documento afirma que estas situações eram invulgares no setor bancário dos EUA.
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