Hoje nas notícias: Alexandra Leitão, SNS e EDP

  • ECO
  • 27 Março 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Alexandra Leitão, candidata do PS à Câmara de Lisboa, admite realizar um referendo local sobre a possibilidade de aumentar as restrições ao trânsito automóvel em algumas zonas da cidade. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai poder contratar até 1.070 médicos aposentados este ano. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Alexandra Leitão admite referendar aumento de restrições ao trânsito em Lisboa

Alexandra Leitão admite estudar a possibilidade de aumentar as restrições ao trânsito automóvel nalgumas zonas de Lisboa, defendendo que o referendo a nível local “tem virtualidades”. Em entrevista conjunta ao Público e Rádio Renascença, a candidata do PS à Câmara de Lisboa não se compromete com temas como a continuidade do plano de drenagem, a limitação do tráfego e a revisão do plano diretor municipal (PDM), mas quer que o município compre edifícios públicos para resolver o problema da habitação na cidade e concretize os vários programas de renda acessível desenhados por executivos anteriores.

Leia a entrevista completa na Rádio Renascença (acesso livre)

SNS vai poder contratar mais de mil médicos aposentados este ano

O Ministério da Saúde assinou, esta semana, um despacho que vai permitir contratar até 1.070 médicos aposentados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o maior número de sempre de vagas para clínicos reformados. Estas vagas destinam-se às várias unidades locais de saúde (ULS) do país, sendo que existe uma quota-parte para a Direção Executiva do SNS alocar nos locais onde é mais necessário, num processo que tem de ser articulado entre as duas partes. No último ano, o número de clínicos aposentados que se mantiveram em funções no SNS não foi além dos 716, de acordo com os números da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

EDP faz “ajuste nas equipas” em resposta à “incerteza no setor”

Após a notícia de que a EDP convidou 7% da sua força de trabalho em Portugal a sair por via de rescisões amigáveis e reformas antecipadas, fonte da empresa disse ao Jornal de Negócios que “procura responder aos exigentes desafios de mercado e ajustar as suas equipas às novas dinâmicas no atual contexto de reconhecida instabilidade e incerteza no setor”. A mesma fonte confirma que “têm sido promovidos anualmente programas globais de renovação de quadros”, mas sublinha que esta “prática se enquadra numa normal e eficiente gestão das empresas”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Comissões pagas pelos clientes valeram metade dos lucros dos bancos em 2024

Os cinco maiores bancos em Portugal lucraram 2.488 milhões de euros em 2024 apenas em comissões, o que corresponde a metade de todo o resultado positivo desse ano e a uma subida de 5% face a 2023. O BCP foi o banco que mais lucrou com comissões, num total de 809 milhões de euros, seguindo-se a Caixa Geral de Depósitos (581 milhões), o Santander Totta (452 milhões), o BPI (327 milhões) e o Novobanco (319 milhões).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Mark Bourke reeleito CEO do Novobanco até 2028

Mark Bourke foi reconduzido como CEO do Novobanco para o mandato de 2025 a 2028. A restante equipa do Conselho de Administração Executivo, aprovada pelo Conselho Geral e de Supervisão do banco, é constituída por Benjamin Dickgiesser como Chief Financial Officer (CFO), Luís Ribeiro como Chief Commercial Officer Corporate, João Paixão Moreira como Chief Commercial Officer Retail, Patricia Fonseca como Chief Legal, Compliance and Sustainability Officer, Carmen Garcia Gonçalves como Chief Risk Officer e Rui Fontes como Chief Credit Officer.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Alexandra Leitão, SNS e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião