Chineses da HNA asseguram 2,5% da TAP

  • ECO
  • 26 Julho 2017

Grupo chinês já concretizou a entrada na Atlantic Gateway através de um investimento de 84 mil euros. HNA passa a deter 2,5% da TAP numa altura em que atividade do grupo é escrutinada lá fora.

O grupo chinês HNA já concretizou a entrada no capital da Atlantic Gateway, num investimento de 84 mil euros através da Hainan Airlines e que permite ao investidor asiático assegurar indiretamente uma posição de 2,52% do capital da transportadora aérea portuguesa TAP.

De acordo com o jornal Público (acesso pago), o grupo chinês é agora dono de 5,6% da Atlantic Gateway, o consórcio privado que detém 45% da TAP. Dentro deste consórcio, o empresário Humberto Pedrosa, por via da sua holding pessoal, a HPGB (através da qual detém a Barraqueiro) manteve os 51% que já detinha, enquanto David Neeleman viu a sua posição reduzida de 49% para 43,4%.

Com este negócio, a TAP passa a ser detida em 2,52% pelo grupo chinês, enquanto Pedrosa e Neelman assumem posições de 22,95% e 19,53%, respetivamente. O restante capital está distribuído pelo Estado (50%) e os trabalhadores detêm uma fatia de 5% na sequência da oferta pública de venda.

O Público lembra que peso no capital social não corresponde a idêntico peso de direitos económicos (como em caso de distribuição de dividendos), que são detidos maioritariamente pelos grandes investidores privados, incluindo agora a HNA.

A entrada da HNA na Atlantic Gateway surge num momento em que as autoridades e bancos apertam o escrutínio em relação à atividade do grupo que nos últimos anos tem realizado investimentos avultados em todo o mundo, com compras que vão desde os hotéis Hilton até ao banco alemão Deutsche Bank.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses da HNA asseguram 2,5% da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião