Galp fecha venda de participação em projeto de gás natural em Moçambique por 881 milhões de dólares
Com a conclusão do negócio, a “Galp recebe um pagamento de cerca de 881 milhões de dólares este trimestre, abrangendo o valor patrimonial das ações, o reembolso de empréstimos de acionistas.
A Galp concluiu “com sucesso a venda” a participação de 10% da concessão de ativos de exploração e produção, conhecidos como upstream, da área 4 da bacia do Rovuma em Moçambique à Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc). Com a conclusão, a Galp recebe um pagamento de cerca de 881 milhões de dólares (816,95 milhões de euros, ao câmbio atual) este mês.
“Após o anúncio de 22 de maio de 2024, a Galp concluiu com sucesso a venda dos seus ativos upstream na Área 4 Moçambique à XRG P.J.S.C., uma subsidiária integral da Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC) P.J.S.C.”, avançou a empresa ao mercado.
Com a conclusão do negócio, a “Galp recebe um pagamento de cerca de 881 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2025, abrangendo o valor patrimonial das ações, o reembolso de empréstimos de acionistas e os investimentos acumulados realizados desde a data de referência da transação de 31/12/2023”, lê-se na nota publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta sexta-feira.
A petrolífera revela ainda que vai receber ainda pagamentos contingentes adicionais de 100 milhões de dólares (92,73 milhões de euros) e 400 milhões de dólares (370,92 milhões de euros) após a conclusão, sujeitos à decisão final de investimento da Coral North e da Rovuma LNG, respetivamente.
Recorde-se que este negócio foi alvo de análise por parte da Autoridade Reguladora da Concorrência moçambicana em maio de 2024.
Os valores da operação agora anunciados são superiores ao estimado inicialmente. Em comunicação ao mercado, em maio, a Galp apontava para um pagamento de cerca 650 milhões de dólares (602,74 milhões de euros, ao câmbio atual) pelas suas ações e empréstimos acionistas, líquido de impostos, quando o negócio estivesse completo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp fecha venda de participação em projeto de gás natural em Moçambique por 881 milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}