Continental em Famalicão garante que trabalhadores “afetados serão recolocados”
A fábrica de Lousado, em Famalicão, vai descontinuar o negócio dos pneus agrícolas até ao final do ano, mas garante que os trabalhadores serão recolocados.
A Continental Mabor, anunciou esta sexta-feira que vai deixar de produzir pneus agrícolas até ao final do ano na fábrica em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, mas afasta despedimentos. A empresa liderada por Pedro Carreira garante que os trabalhadores vão ser recolados em outras áreas da empresa.
“Os colaboradores afetados serão recolocados noutras áreas da empresa em Lousado“, assegura Pedro Carreira, CEO da Continental Mabor, em declarações ao ECO.
A produção de pneus agrícolas em Lousado arrancou em 2017 com o objetivo de se dedicar ao segmento premium. No entanto, o líder da empresa justifica que a decisão “de descontinuar este negócio até final do ano” deve-se essencialmente a “um mercado em declínio acentuado e sem perspetivas de retoma”.
Produzimos mais de 18 milhões de pneus ligeiros, pelo que continuamos com o nosso papel importante dentro do Grupo Continental.
“Produzimos mais de 18 milhões de pneus ligeiros, pelo que continuamos com o nosso papel importante dentro do Grupo Continental”, refere Pedro Carreira, recordando que “foram feitos investimentos significativos nos últimos anos”, reforça.
A gigante alemã explica em comunicado que esta “decisão afeta principalmente a fábrica de Lousado” e que passará a concentrar o seu negócio na produção de pneus comerciais especiais para movimentação de materiais, terraplanagem e operações portuárias”.
Com mais de 2.700 empregados — grande parte dos 3.700 que a Continental tem em Portugal –, a fábrica de Lousado tem intensificado o investimento em novas máquinas e na maior automatização. Fundada em 1871, a Continental tem atualmente cerca de 200 mil trabalhadores em 56 países e gerou vendas de 41,4 mil milhões de euros no ano fiscal de 2023.
(Notícia atualizada às 17h56 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Continental em Famalicão garante que trabalhadores “afetados serão recolocados”
{{ noCommentsLabel }}