Uber acusada de inscrever assinantes no Uber One sem o consentimento destes
FTC acusa a empresa nos EUA de ter inscrito consumidores no programa de subscrição Uber One sem o consentimento destes e de tornar muito difícil cancelar a assinatura, exigindo 12 ações diferentes.
A Agência de Proteção do Consumidor dos EUA (FTC, na sigla em inglês) interpôs uma ação judicial contra a Uber, alegando que a empresa inscreveu consumidores no seu programa de subscrição sem o seu consentimento. A FTC acusa ainda a Uber de tornar muito difícil para os clientes cancelarem o serviço personalizado, noticiou a AP.
Nos EUA, os membros do Uber One, que também está disponível em Portugal, pagam 9,99 dólares por mês ou 96 dólares por ano por uma variedade de serviços, incluindo entregas gratuitas de comida Uber Eats e cashback quando fazem viagens de Uber.
No processo, a FTC disse que vários clientes se queixaram de que a Uber os inscreveu no Uber One sem a sua permissão ou lhes cobrou pelo serviço antes do fim do período de teste gratuito.
Em pelo menos um caso, uma pessoa foi cobrada em 9,99 dólares por mês, mesmo sem ter uma conta Uber, pode ler-se no processo.
A FTC disse que a Uber também tornou extremamente difícil para os assinantes cancelarem o Uber One. A agência disse que a Uber exige que os clientes realizem pelo menos 12 ações diferentes em pelo menos sete ecrãs para cancelar o serviço.
O cancelamento torna-se ainda mais difícil para os consumidores dentro de 48 horas da data da fatura, exigindo que naveguem até 23 ecrãs e ainda contactem o serviço de apoio ao cliente, apontou a FTC.
“Os norte-americanos estão cansados de receber assinaturas indesejadas que parecem impossíveis de cancelar”, sublinhou o presidente da FTC, Andrew N. Ferguson, que lidera o regulador desde janeiro, depois de ter sido escolhido pelo Presidente Donald Trump.
Em comunicado, a Uber disse estar desapontada por a FTC ter decidido avançar com o processo. A Uber disse que o seu processo de inscrição e cancelamento é claro, simples e legal.
“A Uber não regista nem cobra aos consumidores sem o seu consentimento, e os cancelamentos podem agora ser feitos a qualquer momento na aplicação e demoram, para a maioria das pessoas, 20 segundos ou menos“, frisou a Uber.
A Uber disse que, a dado momento, exigiu que os clientes contactassem um representante de serviço se quisessem cancelar no prazo de 48 horas após um período de faturação, mas já não é assim.
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