Exportações disparam 7,8% no arranque do ano com trabalhos por encomenda

Comércio internacional ganhou ritmo entre janeiro e março, avança o INE. Exportações terão aumentado em 7,8%, enquanto as importações subiram 7,1%.

As exportações cresceram 7,8%, enquanto as importações subiram 7,1% no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.

De acordo com a estimativa rápida do gabinete de estatística, “as transações de bens aumentam, assim, pelo terceiro trimestre consecutivo, acelerando face ao anterior, em que as variações homólogas foram de 3,9% nas exportações e 6,2% nas importações”.

Fonte: INE

No entanto, adverte o INE, “estas variações refletem, tal como aconteceu nos trimestres anteriores e em especial nas exportações, acréscimos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade”.

Essa passagem por Portugal tem como objetivo dar valor acrescentado às mercadorias, a pedido dos clientes estrangeiros. Contudo, o país não adquire a propriedade desses produtos, já que não há a tradicional troca de compra e venda, mas sim a execução de um serviço.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações disparam 7,8% no arranque do ano com trabalhos por encomenda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião