Galp, REN e Sonae dão energia à bolsa (mas não muita)

As energéticas destacaram-se a verde mas não foram suficientes para subidas muito significativas no principal índice português, o PSI-20.

A Galp e a REN sobem, marcando um bom dia nos mercados para as energéticas nacionais. A Sonae Holding também se destaca em altas apesar de quebras na Sonae Capital. O BCP segue a recuperar. Já o grupo CTT, com os resultados agendados para esta segunda-feira mas ainda em suspense, cai.

O PSI-20, o principal índice português, fechou o dia a subir 0,32% para os 5189.23 pontos. Esta segunda-feira os resultados da Galp abriram o dia com nota positiva: subiram 250 milhões este semestre. Na hora do fecho da bolsa, as ações da Galp acompanhavam a trajetória ascendente dos lucros da empresa e o preço subia 1,12% para os 13,54 euros, uma das subidas mais expressivas do dia na bolsa portuguesa atrás da REN, que atinge os 2,74 euros por ação com uma subida de 1,63%. A Sonae sobe 1,36% para os 97 cêntimos, apesar da Sonae Capital fechar a cair 1,22% para os 0,81 euros por ação.

A Semapa, que revelou resultados positivos na última sexta-feira, não convenceu os investidores e fechou a perder 1,12% para os 16,40 euros. Ainda com os resultados por revelar apesar de agendados para esta segunda-feira, os CTT fecharam a bolsa a cotar 16,40 euros, uma descida de 0,18%. No primeiro trimestre, os lucros dos CTT registavam uma quebra de 50% em relação ao ano passado. O BCP continuou a recuperação que se verificou desde o início da sessão, terminando o dia nos mercados com a ação a valorizar 0,12% para os 24 cêntimos.

As ações da EDP Renováveis terminaram a sessão com uma quebra de 0,07% e a cotar 6,75 euros. Esta segunda-feira é também o último dia para os acionistas da EDP Renováveis poderem revogar as ordens de venda dos seus títulos no âmbito da OPA da EDP. Esta OPA acaba a 3 de agosto (próxima quinta-feira), embora possa ser prolongada pela CMVM ou a pedido da EDP.

Fora do PSI-20, as ações da Sonae Indústria estão em destaque após a operação de reverse stock split que entrou em vigor esta segunda feira. A Sonae optou por agrupar 250 ações num único título, subindo artificialmente o valor de 0,0089 euros, a que fechavam na última sexta-feira, para 2,135 na abertura da bolsa desta segunda-feira. No primeiro fecho da semana, as ações valorizaram 1,41% para os 2,25 euros, tendo em conta os preços ajustados ao novo agrupamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp, REN e Sonae dão energia à bolsa (mas não muita)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião