Sonae Indústria: Cada ação valia 1 cêntimo e agora vale mais de 2 euros. Não, não é engano

A operação de reverse stock split da Sonae Indústria entra em vigor esta segunda-feira. Cada nova ação da empresa equivale a 250 das antigas.

É acionista da Sonae Indústria e ficou surpreendido quando, esta segunda-feira, reparou que as ações da empresa que valiam pouco menos de um cêntimo, hoje valem mais de dois euros? Não estranhe, nem fique entusiasmado, porque não ficou rico. Esta diferença de valores é apenas o resultado da operação de “reverse stock split” da empresa que entrou em vigor nesta segunda-feira.

A Sonae Indústria arrancou a negociação em bolsa, nesta segunda-feira, com um preço de 2,135 euros, o que compara com os 0,89 cêntimos, a que as ações terminaram a sessão de sexta-feira. Esta diferença de valores é o resultado do reagrupamento de 250 ações numa única, uma operação que tinha sido anunciada a 13 de julho pela empresa, mas cuja intenção já era conhecida desde março deste ano. Com esta operação o número de ações fica reduzido, mas em compensação cada uma passou a valer mais.

Do ponto de vista do acionista, para além do valor das ações nada muda. Ou seja, o valor dos investimentos em carteira não sofreu nenhuma alteração. Quem tenha mil euros investidos em ações da Sonae Indústria, continua a ter mil euros investidos, apenas o número de ações é mais baixo. Após esta operação, a Sonae Indústria passou a ter um total de 45 milhões de ações em bolsa. O objetivo é aumentar o valor unitário das ações reduzindo a volatilidade dos títulos e permitindo assim uma maior estabilização das cotações. Desta forma a empresa sai do grupo das chamadas penny stocks e tenta evitae movimentos bruscos dos títulos.

Após um entusiasmo inicial em que as novas ações resultantes deste reverse stock split chegaram a disparar 5,46%, até aos 2,34 euros, o sentimento mudou. As ações da empresa liderada por Paulo Azevedo seguem a desvalorizar 1,75%, para os 2,18 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Indústria: Cada ação valia 1 cêntimo e agora vale mais de 2 euros. Não, não é engano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião