BCP cai mais de 4% e faz K.O. ao PSI-20

O BCP lucrou 89,9 milhões de euros no primeiro semestre. Os resultados trimestrais foram positivos, mas a reação dos investidores foi negativa.

No último round da semana, o BCP BCP 0,00% fez K.O. ao PSI-20 PSI20 0,00% . Apesar de ter divulgado esta quinta-feira contas trimestrais positivas, o banco desvalorizou mais de 4% e arrastou a bolsa lisboeta para terreno negativo. Mas não foi o único: cotadas como a EDP, a Navigator e a REN também contribuíram para a queda, levando a praça portuguesa a acompanhar a tendência negativa dos índices europeus.

O banco liderado por Nuno Amado desvalorizou 4,27% para os 24,21 cêntimos por ação. Esta é a maior queda dos títulos do BCP desde 4 de abril, ou seja, há quase quatro meses. Esta quebra acontece apesar de o banco ter anunciado nesta quinta-feira que no primeiro semestre deste ano conseguiu passar de prejuízos para lucros. O banco liderado por Nuno Amado reportou nos primeiros seis meses do ano lucros de 89,9 milhões de euros.

O PSI-20 acabou assim por cair 1,49% para os 5.172,76 pontos. As únicas cotadas a sobreviver às quedas foram a Corticeira Amorim, a Galp Energia, a Ibersol, o Montepio e a Novabase.

A agravar a tendência fixada pelo BCP estiveram pesos da bolsa como a EDP EDP 0,00% e a REN RENE 0,00% . A elétrica nacional tombou 1,13% para os 2,97 euros por ação e a distribuidora de eletricidade e gás natural caiu 2,81% para os 2,70 euros por título. A Navigator também se destacou entre as descidas com uma desvalorização de 2,95% para os 3,62 euros.

Os principais índices bolsistas do Velho Continente fecharam no vermelho, pressionados por resultados aquém do esperado. O Stoxx 600 caiu mais de 1%. “A bolsa nacional foi contagiada pela forte aversão ao risco que marcou a sessão europeia”, afirmam os analistas do BPI no comentário de fecho, referindo que “este padrão acabou por ofuscar a reação dos investidores aos resultados que foram ontem [quinta-feira] publicados após o fecho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP cai mais de 4% e faz K.O. ao PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião