Iberis Capital compra duas empresas à Dourogás
Sociedade gestora de fundos notificou a Autoridade da Concorrência sobre a compra da Dourogás Natural e Dourogás Líquido. Objetivo é "investir e desbloquear o significativo potencial de crescimento”.
A gestora de fundos portuguesa Iberis Capital notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição de duas empresas de energia à Dourogás. A sociedade de private equity e capital de risco chegou a acordo para comprar o controlo exclusivo sobre a Dourogás Natural e a Dourogás Líquido.
“É uma honra estabelecer uma parceria com a equipa de gestão das unidades de negócio de gás natural renovável veicular e autónomo da Dourogás para investir na empresa e ajudar a desbloquear o seu significativo potencial de crescimento”, escreveu a Iberis, numa publicação na rede social Linkedin.
A Dourogás Líquido – Comercializadora de Energia dedica-se à disponibilização de gás natural a empresas e pequenos clientes industriais através do abastecimento de Unidades Autónomas de Gás (UAG) privativas e emissão e comercialização de títulos de biocombustível associados à venda de gás natural veicular cuja composição seja biometano. As UAG funcionam como depósitos (armazenamentos) que permitem abastecer redes de distribuição ou grandes clientes.
Quanto à Dourogás Natural – Comércio de Gás Natural e Energia vende gás natural veicular, predominantemente a empresas de transporte rodoviário de mercadorias ou passageiros. Em julho do ano passado, a Dourogás Natural sofreu um projeto de cisão simples de forma a reestruturar os ativos e dar autonomia a negócios distintos.
“Parte do património da Dourogás Natural é transferido para a constituição de uma nova sociedade. O património a destacar e a transferir, para a constituição de uma nova sociedade, corresponde à parte do património da Dourogás Natural que se encontra afeto à atividade de comercialização de gás natural e eletricidade através da rede de distribuição a clientes domésticos e industriais”, informou a empresa aquando da reorganização societária.
A nova proprietária de ambas, a Iberis Capital, tem dez fundos sob gestão, que detêm participações em empresas de aeroespacial, serviços, tecnologias para saúde, marketing digital, entre outras. A título de exemplo, é um dos investidores na startup norte-americana Inflammatix, que tem um centro de investigação em Lisboa onde foi co-desenvolvido um equipamento médico chamado TriVerity, capaz de identificar infeções bacterianas ou virais em meia hora e que recebeu aprovação do regulador dos medicamentos dos Estados Unidos no final de janeiro.
“Quaisquer observações sobre a operação de concentração em causa devem ser remetidas à Autoridade da Concorrência, no prazo de 10 dias úteis contados da publicação do presente Aviso, indicando a referência Ccent 29/2025 – Iberis SCR / Dourogás Natural*Dourogás Líquido”, lê-se na nota publicada pela AdC após a notificação recebida a 24 de abril.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iberis Capital compra duas empresas à Dourogás
{{ noCommentsLabel }}