Euro atinge os 1,18 dólares. Não valia tanto há mais de dois anos

O euro ultrapassou os 1,18 dólares, o que já não acontecia desde janeiro de 2015. A moeda única está a valorizar 0,55% para os 1,1816 dólares.

Há mais de 31 meses que o euro não valia tantos dólares. Esta segunda-feira a moeda única acelerou os ganhos face ao dólar, tendo ultrapassado os 1,18 dólares. A moeda única está a valorizar 0,55% para os 1,1816 dólares.

Durante o fim de semana, Sabine Lautenschlaeger, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu, relembrou que a inflação continuam aquém do objetivo de cerca de 2% do BCE, explica a Bloomberg. Ao ECO, o economista do IMF (Informação de Mercados Financeiros) indica que a inflação da Zona Euro é um dos motivos, mas que a tendência vem de trás.

Em causa está a diferença entre as expectativas dos mercados no final de 2016 e no final do primeiro semestre de 2017. A melhoria da situação económica e política melhorou na Europa, mas degradou-se nos Estados Unidos com as dúvidas perante a capacidade de Trump avançar com as suas políticas económicas.

“O que está aqui em causa é uma tendência. Estes fatores são os que são indutores da tendência“, argumenta Filipe Garcia referindo-se a questões de política monetária do BCE e da Fed, mas também a situação política nos dois lados do Atlântico.

Esta segunda-feira, o Eurostat revelou a inflação de julho: os preços na Zona Euro registaram uma subida de 1,3% no mês de julho, tal como já tinha acontecido em junho. Em termos setoriais, foi na energia que os preços mais aumentaram — 2,2%. “Existe cada vez menos espaço para o BCE continuar a negar que a economia está a melhorar”, comenta Thierry Wizman, estratega do Macquarie Group.

Há uma semana e meia, Mario Draghi disse que precisava de pensar e deu um tempo à discussão sobre a retirada dos estímulos, que assim ficou adiada para o outono. O italiano voltou a fazer uso dos famosos três “P” — “Precisamos de ser persistentes, pacientes e prudentes” — para defender a necessidade de manter um elevado grau de acomodação monetária que suporte a taxa de inflação.

Em reação, nesse dia, o euro valorizou face ao dólar e havia analistas a preverem que iria ultrapassar os 1,17 dólares no próximo mês. Essa previsão acabou por se concretizar ainda em julho e foi superada, dado que o euro atingiu os 1,18 dólares. A próxima reunião do Conselho de Governadores acontece a 6 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro atinge os 1,18 dólares. Não valia tanto há mais de dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião