Americanos da Carrier compram empresa de baterias para camiões de Matosinhos

A Addvolt foi adquirida pelo grupo da Flórida, depois de um investimento inicial em 2022 e de criarem, em conjunto, o primeiro sistema de refrigeração de reboque elétrico 100% autónomo do mundo.

A empresa portuguesa Addvolt, que desenvolve baterias para veículos pesados a partir de São Mamede de Infesta, foi comprada pelo grupo norte-americano Carrier, especializado em aquecimento, refrigeração, ventilação e ar condicionado. As duas empresas eram parceiras de longa data no negócio da energia para camiões a frio e a aquisição partiu daí.

A Addvolt considera que esta transação une duas empresas com uma missão comum: eletrificar e descarbonizar a cadeia do frio. “Juntos, já fizemos história ao história ao codesenvolver o primeiro sistema de refrigeração de reboque elétrico totalmente autónomo do mundo, o Vetor eCool. Com centenas de unidades já em circulação em toda a Europa, isto é apenas o começo”, lê-se numa publicação na rede social Linkedin.

“Agora, enquanto equipa, estamos a acelerar os nossos esforços para entregar ainda mais soluções para permitir a adoção comercial de sistemas de refrigeração de transporte elétrico, criando um caminho para os clientes fazerem a transição de unidades movidas a diesel para soluções mais sustentáveis”, refere ainda a empresa liderada por Bruno Azevedo.

A Addvolt tem-se destacado em rankings internacionais e prémios de inovação nos últimos anos. No ano passado, foi nomeada – a par com o unicórnio Sword Health e a Knok – a terceira das 16 tecnológicas portuguesas com o maior crescimento na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), de acordo com a tabela Fast 500 EMEA da consultora Deloitte. Em três anos, as startups tiveram um crescimento de médio de 810%.

Em 2022 – ano em que começou a preparar a entrada nos Estados Unidos e longe de saber que seria adquirida por um grupo da Flórida – foi a vencedora da 18ª edição dos Prémios PME Inovação da COTEC e BPI, entre mais de 200 candidaturas, por causa do projeto de powerbanks para camiões de frio. Nesse ano, também foi brindada com o primeiro investimento de sempre da Carrier Ventures, o braço de capital de risco da Carrier.

Fundada em 2014 na Área Metropolitana do Porto, a Addvolt tem cerca de 50 trabalhadores, vendas anuais de 8,21 milhões de euros e resultados de 1,40 milhões de euros (2023). Todos os funcionários vão integrar a divisão de Climate Solutions Transportation da Carrier.

“Esta parceria estratégica cria oportunidades para aplicações novas e emergentes, ao mesmo tempo que continua a desenvolver o sucesso que já alcançámos juntos. Ao combinar a profunda experiência da Addvolt em sistemas elétricos e gestão de energia com as soluções líderes do setor da Carrier, estamos bem posicionados para impulsionar a próxima inovação do transporte refrigerado“, comentou o presidente da Climate Solutions Transportation da Carrier, Edward Dryden.

Os assessores desta operação foram a sociedade de advogados Linklaters, a boutique de advisory financeiro White Peak Partners e o escritório português CVG Legal, de Clemente V. Galvão, que apoiou juridicamente a Addvolt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Americanos da Carrier compram empresa de baterias para camiões de Matosinhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião