CTT entregou menos cartas, PSI-20 responde com queda

  • Juliana Nogueira Santos
  • 1 Agosto 2017

A distribuidora de correio segue a derrapar cerca de 5% devido aos resultados e o principal índice português acompanha. Mota-Engil contraria a tendência.

Com agosto chegam as férias, o bom tempo e os desempenhos menos bons do principal índice bolsista português. O PSI-20 começou a primeira sessão do mês a ganhar 0,04%, mas rapidamente reverteu, seguindo a perder 0,38%. A empurrar o índice estão os CTT, que seguem a afundar perto de 5%.

A distribuidora apresentou os resultados relativos ao primeiro semestre do ano na passada segunda-feira, tendo registado um resultado líquido de 17,7 milhões de euros, uma queda de 44% face aos seis primeiros meses do ano passado. Na base destes valores esteve o fim do contrato com a Altice e uma queda no tráfego de correio endereçado superior às estimativas.

Desta forma, a empresa liderada por Francisco de Lacerda começou a sessão a derrapar 4,77% para 5,25 euros. A acompanhar as perdas está a EDP Renováveis, que desvaloriza 0,13% para os 6,74 euros, um cêntimo abaixo do preço oferecido pela EDP aos investidores no âmbito da OPA, e a Semapa, que cai 1,22% para 16,20 euros.

No campo oposto, a Mota-Engil segue a valorizar 1,47%, para 2,41 euros. O grupo português liderado por Gonçalo Moura Martins venceu três concursos públicos para recolha de resíduos e limpeza urbana na Costa do Marfim. Como lhe podem ser apenas adjudicados dois negócios, estes vão efetivar-se num valor máximo de 370 milhões de euros.

Tanto o setor retalhista como o da banca começam o dia no verde. A Jerónimo Martins iniciou a sessão a valorizar 0,42% para 16,69 euros, enquanto a Sonae abriu a ganhar 0,31%, tendo já revertido para perdas. O BCP segue a valorizar 0,87% para 24 cêntimos e o Montepio sobe 0,34% para 2,29 euros.

Lisboa contraria assim a tendência positiva que se observa nas restantes praças europeias, com o Stoxx 600 (0,23%), o IBEX-35 (0,63%) e o DAX (0,09%) a começarem esta sessão a negociar em terreno positivo.

(Notícia atualizada às 8h30 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT entregou menos cartas, PSI-20 responde com queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião