Fed: taxa de juro deverá subir “em breve”

Responsáveis da Reserva Federal norte-americana consideram "apropriado" subir a taxa de juro de referência se a economia evoluir como previsto.

A Reserva Federal norte-americana deverá avançar “em breve” com um aumento das taxas de juro, revelam as atas da última reunião do banco central norte-americano, divulgadas esta quarta-feira.

“Vários membros consideraram que será apropriado aumentar a taxa de referência para os fundos federais relativamente cedo se a economia evoluir como o [Comité Federal do Mercado Aberto] prevê”, pode ler-se nas minutas de 20 e 21 de setembro, a que a Bloomberg teve acesso. Ainda assim, os responsáveis salientaram que “pode haver argumentos razoáveis tanto para subir a taxa de juro como para esperar por informações adicionais sobre o mercado laboral e a inflação”.

"Vários membros (da FED) consideraram que será apropriado aumentar a taxa de referência para os fundos federais relativamente cedo se a economia evoluir como o [Comité Federal do Mercado Aberto] prevê.”

Comunicado da FED

Na reunião de setembro, a Fed decidiu manter os juros inalterados no intervalo de 0,25% a 0,5%, ainda que a maioria dos membros continue a prever um aumento das taxas ainda este ano. Mas foi uma decisão “renhida”, referem as atas agora divulgadas.

As incertezas que pairam sobre o crescimento económico e a necessidade de garantir que o aumento do emprego se mantenha sólido deverão, contudo, atrasar um aumento dos juros até dezembro. Os responsáveis da Fed voltam a reunir-se a 1 e 2 de novembro, dias antes das eleições presidenciais norte-americanas, a 8 de novembro.

Durante a reunião de setembro, vários membros do comité apontaram para os riscos de se esperar demasiado para subir os juros. “Vários participantes manifestaram preocupação com o facto de que continuar a atrasar a subida pode comportar riscos para a credibilidade” da Fed, até porque os dados mais recentes corroboram as previsões económicas do comité.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed: taxa de juro deverá subir “em breve”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião