Presidente da Caixa Montepio ganhou mais de 400 mil euros em 2016

  • Lusa
  • 2 Agosto 2017

Os vencimentos dos sete elementos da administração da Caixa Económica Montepio Geral ascenderam a quase dois milhões de euros no ano passado.

O presidente da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) ganhou mais de 400 mil euros em 2016 e cada um dos seis vogais do conselho de administração auferiram de mais de 250 mil euros, o que totaliza quase dois milhões de euros.

O Relatório de Governo Societário de 2016 da CEMG, que foi enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), detalha a remuneração dos órgãos sociais no ano passado, indica que Félix Morgado ganhou 401.248,47 euros em 2016 a título de remuneração fixa não tendo auferido qualquer remuneração variável.

Cada um dos seis vogais do conselho de administração ganhou 254.248,47 euros no ano passado, também a título de remuneração fixa, o que significa que os vencimentos dos sete elementos da administração da Caixa Económica Montepio Geral ascenderam a quase dois milhões de euros.

O relatório indica que, em 2016, “não foi atribuída qualquer remuneração variável” e que também “não são devidas e não foram pagas indemnizações a ex-administradores” naquele ano.

O documento especifica também o valor dos honorários cobrados pela KPMG & Associados, que exerce funções de revisão legal de contas na CEMG desde 2002 e cujo mandato atual termina no final de 2018.

No ano passado, a KPMG cobrou 3.779.621 euros pelos serviços prestados ao grupo CEMG, essencialmente serviços de auditoria, segundo o relatório.

A Associação Mutualista Montepio lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre os títulos cotados em bolsa da Caixa Económica e, na segunda-feira, a CEMG considerou “amigável” esta OPA e que o preço oferecido “contempla de modo relevante os interesses” dos destinatários da oferta.

Quanto à contrapartida oferecida, de um euro por título, a CEMG diz que “representa um prémio de 101% relativamente à cotação de fecho da unidade de participação no dia do anúncio preliminar e um prémio de 116% face à cotação média ponderada dos seis meses anteriores”.

A Associação Mutualista Montepio Geral pediu na segunda-feira da semana passada o registo da OPA sobre o fundo de participação da Caixa Económica Montepio Geral.

Na operação, a associação poderá gastar cerca de 86 milhões de euros tendo em conta as Unidades de Participação da Caixa Económica Montepio Geral que não estão em suas mãos.

A Associação Mutualista Montepio Geral disse, no anúncio da OPA, ser sua intenção promover o mecanismo de perda da qualidade de sociedade aberta, pelo que caso a OPA vá avante e tenha sucesso os títulos da CEMG deixarão de ser cotados em bolsa.

A Associação Mutualista é o topo do Grupo Montepio e tem como principal empresa subsidiária a CEMG, que desenvolve o negócio bancário. Ao que tudo indica, esta OPA tem como objetivo preparar a nova fase do banco mutualista.

É conhecido que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pode vir a entrar no capital da Caixa Económica, deixando a totalidade do capital social de ser propriedade na totalidade da Associação Mutualista.

O provedor da Santa Casa, Santana Lopes, tem dito, contudo, que esta “só participará num processo estratégico, amplo, de todo o setor social” e que “não aparecerá sozinha, individualmente, em nada”.

A CEMG teve lucros de 13 milhões de euros entre janeiro e junho deste ano, que compara com o prejuízo de 68 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Caixa Montepio ganhou mais de 400 mil euros em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião