Aviões autónomos podem poupar 35 mil milhões às companhias aéreas

  • ECO
  • 7 Agosto 2017

Aviões autónomos significam menos custos com pilotos, seguros e combustível. Por ano, as companhias aéreas podem poupar 35 mil milhões de dólares.

Numa altura em que as companhias aéreas começam a investir no desenvolvimento de aviões autónomos, surgem os primeiros estudos sobre o impacto financeiro que os aviões sem piloto terão sobre as contas das companhias aéreas. As poupanças, calcula o UBS, poderão chegar quase a 30 mil milhões de euros por ano.

Segundo uma análise feita pelo banco suíço, citada pelo Financial Times (acesso pago), os aviões autónomos poderão poupar às companhias aéreas 35 mil milhões de dólares (à volta de 29,7 mil milhões de euros) por ano, graças à redução de custos com pilotos, seguros e combustível.

O primeiro passo para uma indústria autónoma será reduzir o número de pilotos no cockpit para apenas um, deixando um piloto remoto em terra, acredita o UBS.

Já o maior entrave a estes desenvolvimentos será a perceção dos clientes. O banco suíço aponta que, num inquérito realizado a oito mil pessoas, 54% diz não estar disposto a voar num avião sem piloto. Os mais jovens, entre os 18 e 30 anos, estão mais recetivos à ideia: 30% diz estar disposto a voar num avião autónomo, pelo que o UBS antecipa que a aceitação vá crescer ao longo do tempo.

Para já, a Boeing tem tomado a dianteira desta nova fase da aviação. A maior construtora aeroespacial do mundo planeia começar a testar tecnologia de jatos autónomos já no próximo ano e garante que “os elementos base da construção já estão disponíveis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aviões autónomos podem poupar 35 mil milhões às companhias aéreas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião