Boeing estuda jatos autónomos. Testes começam em 2018

  • ECO
  • 8 Junho 2017

Já há drones autónomos que custam menos de mil dólares. E a Boeing acredita que essa é a base para que um avião também não precise de piloto.

A Boeing está a estudar a construção de jatos autónomos, avança a Reuters. A maior construtora aeroespacial do mundo planeia começar a testar alguma da tecnologia envolvida neste tipo de jatos já no próximo ano.

A ideia não está assim tão longe de ser concretizada. O vice-presidente de desenvolvimento de produto da Boeing, Mike Sinnett, lembra que já há drones autónomos que custam menos de mil dólares. “Os elementos base da construção, claramente, já estão disponíveis”.

O responsável vai começar a testar este tipo tecnologia, num simulador de cockpit, já este verão. No próximo ano, espera “voar num avião onde inteligência artificial toma decisões que seriam tomadas por pilotos”, diz, citado pela Reuters, lembrando que os jatos já são capazes de descolar, voar em modo cruzeiro e aterrar recorrendo aos computadores de bordo.

O desenvolvimento da tecnologia não será o mais difícil. Quando conseguir colocar no ar um jato autónomo, a Boeing terá ainda de convencer os reguladores de que estes aviões são seguros. “Não faço ideia como é que vamos fazer isso. Mas estamos a estudar e estamos a desenvolver os algoritmos”.

Já do lado das companhias aéreas, deverá haver apoio, até porque se estima que o setor venha a precisar de mais 1,5 milhões de pilotos nos próximos 20 anos, para lidar com o aumento da procura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boeing estuda jatos autónomos. Testes começam em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião