Nasceram quase 25 mil empresas até julho

  • Lusa
  • 7 Agosto 2017

O número de empresas criadas nos primeiros sete meses do ano aumentou 7,6% face ao mesmo período de 2016. Já o número de insolvências reduziu-se 2,6%.

Portugal registou a constituição de 24.847 empresas e outras organizações nos primeiros sete meses deste ano, mais 7,6% do que no mesmo período de 2016, segundo um estudo de uma consultora luso-espanhola dedicada à informação empresarial.

O “Barómetro Informa D&B”, divulgado esta segunda-feira e organizado pela multinacional descendente da Dun & Bradstreet, adianta ainda que houve uma redução das insolvências de 2,6% até julho de 2017, verificando-se 7.761 encerramentos, além do início de 1.638 processos de insolvência.

“A percentagem de empresas que cumprem os prazos de pagamento acordados (17,9%) mantém-se em valores ainda reduzidos e semelhantes ao último mês, verificando-se, no entanto, uma ligeira melhoria, iniciada desde outubro de 2016”, lê-se no comunicado.

Segundo esta análise, o crescimento das constituições não é homogéneo nos vários setores de atividade, assentando maioritariamente nos serviços, atividade imobiliária, construção, agricultura, pecuária, pesca e caça, alojamento e restauração.

Já os setores do comércio a retalho, indústria transformadora e comércio grossista, “apresentaram descidas significativas nas constituições até julho”.

“À semelhança de 2016, o distrito de Lisboa mantém o crescimento das constituições de empresas e outras organizações (13,5%)” e “os distritos de Faro e Setúbal tiveram também um crescimento acentuado nos primeiros sete meses de 2017”, enquanto “o distrito do Porto, segundo maior distrito em empresas, reverte a tendência de descida de 2016, subindo ligeiramente (2,0%)”.

No capítulo das extinções, “o distrito de Lisboa (129 encerramentos) mantém-se em contraciclo com a quase totalidade dos distritos que desce ou mantém o número”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasceram quase 25 mil empresas até julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião