Bolsa sem energia. Lisboa segue quedas da Europa

A praça portuguesa está a perder valor, à semelhança do que se verifica nos restantes mercados europeus. A descida dos títulos do setor energético está a pressionar o PSI-20.

A bolsa nacional regressou às perdas. Depois de um arranque de semana positivo, a praça portuguesa está a cair, acompanhando a tendência negativa dos restantes mercados do Velho Continente. EDP e EDP Renováveis estão a pressionar o índice numa sessão em que o BCP evita uma descida mais acentuada do PSI-20.

O índice de referência português está a ceder 0,08% para 5.271,56 pontos, isto depois de duas sessões positivas. Na Europa, o cenário é idêntico, com os principais índices da região a apresentarem descidas em torno dos 0,2% em mais um dia de valorização da moeda única, o que coloca pressão nas empresas exportadoras.

A pressionar estão os títulos do setor energético. Depois da subida registada no rescaldo da OPA em que a EDP conseguiu apenas comprar 5% do capital da EDP Renováveis, os títulos de ambas as cotadas seguem em queda. A elétrica perde 0,22% para 3,15 euros enquanto a EDP Renováveis recua 0,26% para 6,80 euros, mantendo-se acima do valor da OPA.

Estas quedas, bem como a de 0,38% da Jerónimo Martins, colocam o PSI-20 no vermelho, mas tanto a Galp Energia como o BCP impedem que o saldo seja mais negativo. A petrolífera está a valorizar 0,04% para 14,16 euros num dia em que os preços da matéria-prima estão estáveis à espera do resultado da reunião da OPEP.

O BCP segue a ganhar 0,21% para 23,91 cêntimos, sendo o título que mais se destaca pela positiva na praça portuguesa tendo em conta o seu peso no índice. A maior subida cabe, contudo, à Altri que apresenta uma valorização de 0,39% para cotar nos 3,89 euros.

(Notícia atualizada às 8h14 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa sem energia. Lisboa segue quedas da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião