Contratos públicos aumentam 25% no primeiro semestre

  • ECO
  • 8 Agosto 2017

No primeiro semestre deste ano, o Governo gastou mais na aquisição de bens e serviços a privados do que pelo menos desde 2010. Relativamente ao ano passado, é um aumento de 25%.

Os contratos públicos atingiram um valor recorde desde pelo menos 2010 no primeiro semestre deste ano, escreve esta terça-feira o Diário de Notícias / Dinheiro Vivo. O jornal assinala que o Governo gastou mais de 2,9 mil milhões de euros na aquisição de bens e serviços a privados — um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, o que é a subida mais acentuada de que há registo no portal Base, dedicado à contratação pública.

Na área dos concursos públicos, o montante contratado atingiu os 1,1 mil milhões, um aumento que é de 47% em relação a 2016, assinala ainda o jornal.

O aumento histórico no investimento nesta área segue-se a um 2016 com valores excecionalmente baixos neste campo. Muito do impulso no investimento no primeiro semestre deste ano deve-se à área da recuperação rodoviária e à compra de material militar, acrescenta o jornal, com base nos dados da execução orçamental para esses campos.

De acordo com os dados do Instituto dos Mercados Públicos, Imobiliário e Construção, a maioria dos contratos assinados no primeiro semestre são para compras de bens e serviços, com o valor gasto em empreitadas de obras públicas a aumentar significativamente também.

O Diário de Notícias / Dinheiro Vivo assinala ainda os maiores ajustes diretos do ano até agora: são dois contratos de aquisição de medicamentos antivirais, ambos para o Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contratos públicos aumentam 25% no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião