Novo Banco paga juro de até 6,5% nos depósitos para obrigacionistas

  • ECO
  • 9 Agosto 2017

Os clientes que aceitem vender as obrigações do Novo Banco que detêm podem transformar o dinheiro da venda num depósito a prazo. O juro dos depósitos varia consoante a maturidade das aplicações.

O Novo Banco está disposto a pagar uma taxa de juro de até 6,5% aos clientes de retalho que aceitem vender as obrigações que detêm e que queiram transformar o dinheiro desta venda num depósito a prazo. Segundo o Jornal de Negócios, que avança a notícia, esta foi a forma que o banco encontrou para compensar as perdas que os clientes vão sofrer, já que a operação de troca de dívida implica perdas que vão dos 10% aos 90% para os obrigacionistas.

Estes depósitos a prazo estavam previstos no memorando da operação de troca de dívida. “Para os clientes do banco que optem pela venda ou que sejam reembolsados serão disponibilizados depósitos a prazo com condições específicas”, pode ler-se no documento, que não especifica qual o juro que será pago nestes depósitos.

O Negócios detalha agora que a taxa de juro varia consoante a maturidade das aplicações. No caso dos clientes que detêm obrigações com maturidade em 2019, o Novo Banco propõe comprar estas obrigações por 82% do valor nominal. Ou seja, há um desconto de 18%. Neste caso, estas perdas poderão ser compensadas com um depósito a três anos que paga uma taxa de juro anual de 6,5%.

Já pelas obrigações com maturidade em 2021, o Novo Banco propõe um desconto de 11% face ao valor nominal. Assim, estes obrigacionistas poderão fazer um depósito a quatro anos, com uma taxa de juro próxima de 3%.

Os depósitos menos atrativos serão oferecidos aos obrigacionistas que detêm títulos com maturidades mais longas — há títulos que só vencem em 2043. Estes obrigacionistas poderão fazer depósitos que pagam taxas de juro a rondar 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco paga juro de até 6,5% nos depósitos para obrigacionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião