5 coisas que vão marcar o dia

  • Margarida Peixoto
  • 11 Agosto 2017

Vai ser um dia importante para quem procura pistas sobre a condução da política monetária, tanto na zona euro, como nos Estados Unidos. Em Portugal, haverá mais uma manifestação de lesados do BES.

Vão ser conhecidos os números da inflação nas maiores economias desenvolvidas. Na zona euro haverá dados para Alemanha e França, mas não só; do outro lado do Atlântico também haverá números para os Estados Unidos. Será por isso um dia importante para quem procura sinais sobre a condução da política monetária tanto do Banco Central Europeu, como da Reserva Federal. Em Portugal haverá um ponto de situação sobre os incêndios e mais uma manifestação de lesados do BES.

Preços nas grandes economias da zona euro

Alemanha, França, Espanha e Itália publicam os índices de preços no consumidor referentes a julho. Tendo em conta que são as maiores economias da zona euro, será importante ver como variaram os preços para ter sinais sobre a direção da política monetária seguida por Mário Draghi. A expectativa é que os estímulos não convencionais comecem a ser retirados à medida que a inflação recupere. O indicador para Portugal saiu esta quinta-feira e estabilizou em valores mínimos.

Bateria de dados dos EUA: inflação, mercado de trabalho e petróleo

Sai uma bateria de dados sobre os Estados Unidos que ajudarão a medir o pulso à economia norte-americana. São publicados os índices de preços no consumidor de julho, o índice das condições do mercado de trabalho e será publicada a contagem da plataforma de petróleo Baker Hughes. Esta contagem reflete o número de plataformas ativas nos EUA, ajudando a prever a evolução da oferta mundial da matéria-prima e a tendência de preços.

Relatório do mercado do petróleo

A Agência Internacional de Energia, que reúne os principais países consumidores de energia da OCDE, publica o relatório do mercado de petróleo, um dia depois de o preço do barril ter ultrapassado os 50 dólares, na sequência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter revisto em alta as previsões para o aumento da procura de petróleo este ano e no próximo. Neste documento são normalmente avançadas projeções de procura e de oferta da matéria-prima. É de esperar que os mercados reajam ao relatório e por isso vai valer a pena estar atento.

Manifestação de emigrantes lesados do BES

Os emigrantes lesados do BES manifestam-se na sede do Novo Banco, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, às 11h30. A manifestação, organizada pela AMELP – Associação Movimento Emigrantes Lesados, segue até ao Palácio de S. Bento. Os emigrantes lesados mantêm o protesto mesmo depois de terem chegado a acordo com o Novo Banco e o Governo porque consideram que a proposta não resolve o problema de todos.

Ponto de situação dos incêndios

Os incêndios continuam a devastar o país. Esta quinta-feira três autoestradas foram cortadas nos dois sentidos (A1, A14 e A23). Havia quatro incêndios que mereciam particular preocupação da Autoridade Nacional da Proteção Civil: um em Castelo Branco, dois em Vila Real e outro em Abrantes, sendo que as chamadas entraram mesmo na cidade de Abrantes ao início da noite de quinta-feira. Logo às 9h00 será feito o briefing matinal que atualiza a informação e está previsto outro para as 19h00. Enquanto o perigo se mantiver, os pontos de situação duas vezes ao dia vão manter-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião