Wells Fargo: contas fantasma afastam CEO

Há muito tempo que John Stumps estava a ser pressionado a abandonar o cargo depois de o banco ter sido multado por abrir contas sem o conhecimento dos clientes.

Conduziu o Wells Fargo com sucesso ao longo da crise financeira e ajudou a tornar-se o banco mais valioso do mundo, mas parece não ter resistido a um escândalo relacionado com contas fantasma. John Stumpf, deixou os cargos de presidente executivo e chairman do Wells Fargo, com efeitos imediatos, no seguimento da denúncia de que a instituição financeira norte-americana terá criado contas para os seus clientes sem estes darem autorização para tal, o que aconteceria desde 2011.

A notícia foi anunciada em comunicado pelo banco norte-americano esta quarta-feira, sendo Tim Sloan, que ocupava até agora funções como diretor operacional, o novo presidente executivo do Wells Fargo

Stumpf deixa o cargo, passando diretamente para a reforma, com um grande dano reputacional. O ex-CEO tem estado sob escrutínio desde que o Wells Fargo foi multado em 165 milhões de euros (185 milhões de dólares) pelo regulador norte-americano por ter permitido que funcionários abrissem milhões de contas falsas e de cartões de crédito para clientes que não tinham pedido nem autorizado essas operações. A instituição financeira demitiu 5.300 trabalhadores envolvidos na fraude.

O escândalo tem sido muito debatido pelos altos responsáveis políticos, sendo que os congressistas já tinham reclamado a demissão de John Stumpf e denunciado a sua incapacidade em assegurar um comportamento responsável por parte dos gestores seniores que liderava. Desde que o crime foi anunciado, as ações do banco tombaram 12%.

“Foi de John Stumpf a decisão de que a melhor coisa para o Wells Fargo seguir em frente seria reformar-se, embora tenha sido uma decisão difícil”, afirmou Tim Sloan numa entrevista. John Stumpf liderava o banco desde 2007.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wells Fargo: contas fantasma afastam CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião