Pressão vendedora arrasa bolsas europeias. Lisboa cai 1%

Trump acrescentou hoje novo capítulo na novela de tensão entre Washington e Pyongyang. PSI-20 perdeu 1% com pressão vendedora a arrasar bolsas em toda Europa.

Desta vez, nem Lisboa escapou à pressão vendedora que voltou a pressionar as bolsas europeias. A praça nacional encerrou a semana com uma queda de 1%, numa sessão em que nenhum dos pesos pesados conseguiu sobreviver à maré vermelha. Em Madrid as perdas quase atingiram os 2%. E tudo por causa da ameaça de conflito entre EUA e Coreia do Norte, que conheceu esta sexta-feira novos episódios.

O PSI-20, o principal índice português, caiu 0,97% para 5.201,59 pontos. Se ontem escapou por uma unha negra às perdas europeias, hoje não o fez e a falta de liquidez típica deste período de férias agravou ainda mais a queda. Entre as principais cotadas nacionais, ninguém resistiu à aversão ao risco que domina os mercados por estes dias. O BCP caiu 1,5%. No setor energético, a EDP, EDP Renováveis e Galp cederam entre 0,2% e 2%.

No total, 15 cotadas nacionais acabaram por fechar abaixo da linha de água. O pior desempenho pertenceu à Pharol: os títulos afundaram 7% para 0,302 euros.

“A bolsa nacional fechou em baixa, penalizada pela conjuntura internacional”, referiram os analistas do BPI no seu Comentário de Fecho. “O volume foi reduzido o que sinaliza que as perdas da bolsa nacional se deveram mais à falta de liquidez do que propriamente devido a uma pressão vendedora significativa”, acrescentaram.

"A bolsa nacional fechou em baixa, penalizada pela conjuntura internacional. O volume foi reduzido o que sinaliza que as perdas da bolsa nacional se deveram mais à falta de liquidez do que propriamente devido a uma pressão vendedora significativa.”

Analistas do BPI

Comentário de Fecho

Lá por fora, o dia também ficou marcado pela escalada do risco geopolítico. Contas da Reuters mostravam que as bolsas mundiais tinham perdido um bilião de dólares numa semana em que o pingue-pongue entre Washington e Pyongyang levou os investidores a fugir das ações à procura de abrigo em ativos mais seguros, como o ouro.

No caso do vizinho espanhol Ibex-35, o índice caiu 1,76%, sendo a pior performance no Velho Continente. O índice de referência europeu, o Stoxx 600, perdeu 1,05%, em linha com as quedas observadas em Paris e Milão. O Dax-30 alemão acabou por escapar perante o interesse comprador em torno do setor farmacêutico.

“O risco geopolítico continuou a assombrar as bolsas europeias, que voltaram a terminar a sessão com perdas acentuadas. A forte aversão ao risco foi alimentada pelas quedas acentuadas de ontem de Wall Street e pelas mais recentes declarações do Presidente Trump que afirmou que suas declarações de quinta-feira relativas a uma reação de “fogo e fúria” às contínuas provocações da Coreia do Norte não tinham sido “suficientemente duras””, frisaram os analistas do BPI.

(Notícia atualizada às 17h02)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pressão vendedora arrasa bolsas europeias. Lisboa cai 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião