Lisboa acompanha maré vermelha das bolsas europeias

As minutas da Fed e a última decisão de Donald Trump pressionaram os investidores nesta quinta-feira. As principais praças europeias fecharam todas em queda.

A bolsa de Lisboa acompanhou a tendência de perdas das pares europeias e fechou a sessão desta quinta-feira em queda, numa altura em que os investidores reagem negativamente às minutas divulgadas na quarta-feira pela Reserva Federal norte-americana.

O PSI-20 fechou a cair 0,32%, para os 5.243,07 pontos, com apenas quatro cotadas em alta, uma inalterada e as restantes em queda.

A penalizar o principal índice acionista nacional esteve o BCP, que recuou 1,18%, para os 23,49 cêntimos por ação. Também a Jerónimo Martins arrastou a bolsa, ao cair 0,8%, para os 16,76 euros por ação. Ainda no retalho, a concorrente Sonae perdeu 0,41%, para os 97,6 cêntimos, depois de o Caixa BI ter cortado o preço-alvo da cotada em 20 cêntimos, para 1,25 euros.

A impedir maiores quedas esteve a EDP, que subiu 1,26%, para os 3,21 euros por ação.

No resto da Europa, o dia também foi negativo, com as principais praças a fecharem todas no vermelho. Os investidores estão a responder às notícias vindas da Fed, que sinalizou que poderá apresentar, já em setembro, uma data para a redução do balanço. A penalizar as bolsas está ainda uma das últimas decisões de Donald Trump, que, na quarta-feira, encerrou dois órgãos consultivos para assuntos económicos.

O Stoxx 600 acabou por fechar a cair 0,52%, para os 377,12 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha maré vermelha das bolsas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião