Trump assusta mercados. Wall Street no vermelho

  • Rita Atalaia
  • 17 Agosto 2017

As bolsas norte-americanas abriram no vermelho depois de o Presidente dos EUA ter decidido dissolver dois conselhos. Os investidores duvidam da capacidade de Trump de implementar políticas.

Donald Trump atirou as principais bolsas norte-americanas para o vermelho. Wall Street abriu a cair depois de o Presidente dos EUA ter decidido dissolver dois conselhos industriais. Uma decisão tomada após sete empresários se terem afastado do Conselho Industrial da Casa Branca devido ao tempo que Trump demorou a condenar, de forma ambígua, os manifestantes de extrema-direita que saíram à rua em Charlottesville este fim de semana.

O Nasdaq abriu a perder 0,36%, para os 6.322,34 pontos, enquanto o índice S&P 500 recua 0,24% para os 2.462,14 pontos. O Dow Jones também foi contagiado pelos receios em torno da capacidade de Trump para aplicar políticas que promovam o crescimento, caindo 0,26%, para os 21.968,65 pontos.

“Penso que [a decisão do Presidente dos EUA de dissolver os dois conselhos industriais] cria receios. Temos agora de questionar se a Administração será capaz de implementar qualquer tipo de política”, refere Bob Phillips, da Spectrum Management Group, à Reuters.

"Penso que [a decisão do Presidente dos EUA de dissolver os dois conselhos industriais] cria receios. Temos agora de questionar se a Administração será capaz de implementar qualquer tipo de política.”

Bob Phillips

Spectrum Management Group

Mas os investidores não estão apenas focados nas decisões de Donald Trump. Há cada vez mais receios em torno dos preços nos EUA. Os investidores temem que a inflação fraca possa levar a Reserva Federal dos EUA a ter de abrandar o processo de normalização da política monetária. Na quarta-feira, as minutas da reunião de julho mostraram que os membros do banco central liderado por Janet Yellen também debateram em detalhe a evolução da inflação nos EUA, um dos indicadores analisados na hora de tomar decisões sobre política monetária.

As minutas mostram que a maioria dos responsáveis mantém a previsão de que os preços vão subir gradualmente para o alvo de 2% no médio prazo. No entanto, “muitos” consideram que há alguma “probabilidade de a inflação continuar abaixo” deste patamar durante mais tempo do que previsto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump assusta mercados. Wall Street no vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião