Rendas estão mais caras. Estudantes preferem Arroios

Tanto em Lisboa como no Porto, as rendas para estudantes estão a subir. Ainda assim, as da Invicta são 25% mais baratas do que as da capital.

Os estudantes lisboetas preferem Arroios, onde a renda média mensal é de 338 euros. Este valor fica abaixo da média da cidade, que está 11% mais cara que no segundo semestre do ano passado. No Porto a tendência é a mesma, embora os preços sejam 25% mais baixos do que na capital. Paranhos, a zona mais procurada, regista uma renda média de 258 euros por mês.

Em Lisboa, no segundo trimestre deste ano, a renda média mensal registada pela plataforma Uniplaces foi de 364 euros por quarto: um preço 11% mais elevado que em 2016. No mesmo período, a zona mais procurada foi Arroios, onde a renda média mensal é de 338 euros. Esta foi a preferência de 12% dos estudantes. Esta zona perdeu recentemente nos acessos, com o metro a fechar para obras que só têm conclusão prevista para 2019.

Seguiram-se na lista das favoritas as zonas de São Sebastião e Alameda, nas quais um quarto vale em média 397 euros e 369 euros por mês, respetivamente. Contudo, não são as mais caras: o Intendente atingiu uma média de 399 euros mensais.

Na cidade invicta, um estudante pagou em média 272 euros por mês entre abril e junho, mais 8% que no ano anterior. Os quartos são portanto cerca de 25% mais baratos do que em Lisboa. Outra diferença é a concentração da procura, que é bastante mais elevada no Porto. Aqui, Paranhos é a parte da cidade mais requisitada pelos estudantes para viverem. A renda nesta zona excede a média da cidade, com um quarto a valer 258 euros por mês.

Bonfim, em segundo na lista das preferências, regista uma renda média de 273 euros. Em terceiro no pódio fica a Cedofeita, a zona mais cara das três: um quarto custa em média 273 euros. Matosinhos bate recordes nos preços, exigindo aos estudantes uma média de 350 euros mensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas estão mais caras. Estudantes preferem Arroios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião