China pede aos EUA que retirem as sanções às suas empresas

  • Lusa
  • 23 Agosto 2017

A China compromete-se a investigar e penalizar se necessário as próprias empresas, mas pede à administração de Trump que retire as sanções.

A China apelou esta quarta-feira aos Estados Unidos para que retirem as novas sanções impostas a empresas chinesas, que Washington acusa de apoiarem o programa nuclear da Coreia do Norte ao financiarem o regime de Kim Jong-un.

A administração de Donald Trump impôs sanções a dezasseis empresas chinesas e russas e pessoas que apoiam o programa nuclear e de mísseis balísticos do regime de Kim Jong-un e ajudam Pyongyang a gerar receitas para financiar esse programa.

A porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, disse que a China se opõe a sanções unilaterais e ao “longo braço da jurisdição” norte-americana contra entidades e indivíduos chineses. Entre as empresas atingidas estão seis chinesas, incluindo três do setor do carvão.

Hua disse que as autoridades chinesas vão cumprir as suas próprias regulações e leis para investigar e punir, caso seja necessário, as empresas em questão. A China tem implementado “rigorosa e amplamente” as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a Coreia do Norte e os seus “esforços estão à vista de toda a gente”, afirmou Hua.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China pede aos EUA que retirem as sanções às suas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião