Wall Street volta a recuperar com alívio da tensão com Coreia do Norte

Bolsas norte-americanas recuperam das quedas da última semana, depois dos comentários mais moderados de altos responsáveis dos EUA.

Acompanhando os ganhos na Europa, também Wall Street abriu esta segunda-feira em alta, perante um alívio aparente nas tensões entre Washington e Pyongyang, depois de responsáveis norte-americanos terem descansado os investidores relativamente a um eventual conflito com a Coreia do Norte.

As bolsas mundiais perderam perto de um bilião de dólares na última semana, com o agudizar do risco geopolítico. Donald Trump prometeu fogo e fúria contra os norte-coreanos e repetir a ameaça de que o dispositivo militar norte-americano está pronto a responder no caso de os norte-coreanos lançarem quatro mísseis na ilha de Guam. Foi neste cenário que os mercados assistiram a uma intensa aversão ao risco.

Mas esta segunda-feira, o sentimento é um pouco mais positivo. O S&P 500 soma 0,8%. E o tecnológico Nasdaq e o industrial Dow Jones ganham 0,99% e 0,59%, respetivamente.

“Parece que as tensões com a Coreia do Norte se estão a abater um pouco, com os comentários da China e dos EUA. Mas a situação parece aliviar no curto prazo”, referiu Art Hogan, estratega da Wunderlich Securities. “Depois da pressão vendedora da semana passada, temos um comportamento dos investidores de aproveitar a baixa das ações”, acrescentou.

"Parece que as tensões com a Coreia do Norte se estão a abater um pouco, com os comentários da China e dos EUA. Mas a situação parece aliviar no curto prazo. Depois da pressão vendedora da semana passada, temos um comportamento dos investidores de aproveitar a baixa das ações.”

Art Hogan

Wunderlich Securities

Wall Street já tinha iniciado esta recuperação na sexta-feira, depois dos dados da inflação terem resfriado as expectativas dos investidores em relação a nova subida da taxa de juro por parte da Reserva Federal norte-americana ainda este ano.

Os comentários do conselheiro para a segurança nacional H.R. McMaster e do diretor da CIA Mike Pompeo este domingo melhoram o sentimento dos investidores do outro lado do Atlântico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street volta a recuperar com alívio da tensão com Coreia do Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião