5 coisas que vão marcar o dia

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental relativa a julho. Nos Estados Unidos, Mario Draghi e Janet Yellen discursam sobre política monetária.

Esta tarde, será divulgada a mais recente síntese de execução orçamental, relativa a julho, numa altura em que o défice tem aumentado sucessivamente. Será também conhecida a evolução do PIB da Alemanha, depois de uma primeira estimativa que apontava para uma evolução de 0,6%. Lá fora, os investidores estarão atentos aos discursos de Mario Draghi e Janet Yellen, que estarão em Jackson Hole para dar novas pistas sobre o rumo da política monetária.

Como evolui o défice?

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental relativa a julho. No primeiro semestre, o défice orçamental situou-se em 3.075 milhões de euros, um aumento de 264 milhões face ao que se tinha verificado no mesmo período do ano passado. O Ministério das Finanças justificou este agravamento com a subida dos reembolsos fiscais e garantiu que este efeito se vai diluir ao longo de 2017.

Draghi e Yellen falam em Jackson Hole

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu (BCE) vai discursar, esta tarde, em Jackson Hole, por ocasião do 41.º Simpósio de Política Económica. No mesmo dia, discursa ainda Janet Yellen, presidente da Reserva Federal norte-americana. Os discursos dos dois responsáveis serão uma ocasião para enviar mensagens de política monetária, numa altura em que economistas e investidores aguardam por sinais de uma retirada dos estímulos económicos por parte dos bancos centrais.

Coreia do Sul decide sentença de herdeiro da Samsung

A justiça sul-coreana decide, esta sexta-feira, a sentença de Jay Y. Lee. O Ministério Público da Coreia do Sul pediu uma pena de 12 anos de prisão para o herdeiro da Samsung, que é acusado de ter pagado 38 milhões de dólares em subornos à confidente da antiga presidente do país. O objetivo era garantir luz verde do governo para a fusão entre a C&T e a Cheil Industries, uma subsidiária da Samsung. Lee nega as acusações.

Alemanha divulga crescimento do PIB

As autoridades alemãs vão divulgar os dados finais relativos ao crescimento do PIB da maior economia europeia no segundo trimestre do ano. As estimativas preliminares apontavam para um crescimento de 0,6%, o mesmo que já tinha aumentado no primeiro trimestre, mas os economistas consultados pela Bloomberg admitem que haja uma revisão em alta deste valor.

João Proença apresenta propostas para a ADSE

João Proença, antigo secretário-geral da UGT e agora candidato ao conselho de supervisão da ADSE, vai apresentar o seu manifesto. A lista “Por uma ADSE Pública ao Serviço dos Beneficiários” defende a partilha de comparticipações entre beneficiários e empregadores públicos, o que resultará numa diminuição dos encargos suportados pelos beneficiários. O candidato propõe ainda a diminuição do peso do Estado na gestão da ADSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião