Motor da economia do euro volta a acelerar, Alemanha cresce com investimento
Alemanha cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, em linha com as estimativas dos analistas. A maior economia do euro acelerou com mais investimentos e exportações.
O crescimento económico na Alemanha acelerou para o ritmo mais elevado do último ano. Aquele que é o motor da economia da zona euro beneficiou de melhores condições meteorológicas, que permitiram mais investimentos na construção, enquanto as exportações aumentaram perante a recuperação da procura mundial.
O Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, face ao trimestre anterior. Foi um desempenho que correspondeu às estimativas dos analistas sondados pela Bloomberg. Em termos homólogos, o crescimento foi de 1,7%.
A maior economia da região da moeda única continua a dar sinais positivos numa altura em que alguns responsáveis do Banco Central Europeu (BCE) começam a revelar alguma impaciência em relação ao programa de estímulos monetários implementado por Mario Draghi.
“Temos todas as razões para acreditar que 2017 será um ano melhor do que o anterior“, referiu Jennifer McKeown, economista da Capital Economics. “O crescimento global está a melhorar, o que vai impulsionar as exportações. Estamos finalmente a ver um aumento dos salários e isso deverá ajudar a aumentar os gastos das famílias”, acrescentou.
O consumo privado e público cresceram ligeiramente no início do ano. Já o investimento regressou em força, com a construção a evidenciar-se depois de condições meteorológicas mais favoráveis ao setor e com o aumento dos gastos em equipamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Motor da economia do euro volta a acelerar, Alemanha cresce com investimento
{{ noCommentsLabel }}