5 coisas que vão marcar o dia
Segunda-feira a palavra do dia na Europa é "discutir". O Brexit volta à mesa de negociações enquanto Espanha, França, Itália e Alemanha alinham políticas. Por cá, é dia de balanço para a Pharol.
Segunda-feira é dia de decisões para a política europeia. Os líderes da Alemanha, Itália e Espanha juntam-se ao primeiro-ministro francês para alinharem as políticas que guiarão estes países no próximo outono. O Brexit também volta à mesa de negociações da Europa. Sobre a banca europeia é o BCE quem se pronuncia, com dados do último trimestre. Em Portugal, é a Pharol quem presta contas da primeira metade do ano. Ainda por cá, a produção na Autoeuropa pode ser abalada pelas decisões que os trabalhadores vão tomar em plenário.
Um “Oi” aos resultados da Pharol
A Pharol, antiga PT SGPS, apresenta esta segunda-feira os resultados do primeiro semestre de 2017. A empresa registou uma redução de 89% nos prejuízos entre 2015 e 2016, terminando o ano passado com o resultado líquido negativo de 75,1 milhões de euros. A falência da Rio Forte, da qual a PT era credora, resultou num buraco de 897 milhões dos quais a Pharol só espera recuperar 10%. Também a Oi, na qual a Pharol detém 27,49%, registou prejuízos de 950 milhões de euros no primeiro semestre e a única coisa que a separa da falência é um processo de recuperação judicial.
Há saída para o Brexit?
O Brexit ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. Falta agora que ambas as partes saiam da fase de negociações, que recomeçam esta segunda-feira. O Reino Unido já quer acordar os termos das relações futuras mas a UE quer primeiro acertar as penalizações ao ex-Estado membro. O início das conversações pode ainda ser adiado para terça-feira, mas é certo que continuarão até dia 31 deste mês.
França recebe Espanha, Itália e Alemanha. Há políticas a afinar
O presidente francês, Emmanuel Macron, vai receber a chanceler alemã, Angela Merkel e os primeiros-ministros de Espanha e Itália, Mariano Rajoy e Paolo Gentiloni, para alinharem as políticas a seguir pelas respetivas nações no outono que se aproxima. Migrações é um dos tópicos que estará em destaque na reunião.
Os números da banca europeia
O Banco Central Europeu (BCE) lança os balanços nacionais das instituições financeiras monetárias da zona Euro (excluindo o Eurosistema) relativos a julho e ao total do segundo trimestre 2017. Estes dados permitem analisar a evolução do saldo dos empréstimos às famílias e empresas do bloco da moeda única. Em Portugal, a banca assegurou à Autoridade Bancária Europeia que vai cortar no crédito às empresas até 2019 enquanto a concessão de créditos à habitação continua a bater máximos. O malparado, a maldição da banca nacional, aliviou em junho para um mínimo de 15 mil milhões.
Autoeuropa: trabalhadores preparam novo arranque
Os funcionários da Autoeuropa reúnem-se em plenário. A reunião realiza-se no mesmo dia em que a Comissão de Trabalhadores cessa funções na sequência da sua demissão. Em discussão está o acordo para o aumento de horários e turnos que a maioria dos trabalhadores rejeitou (74,8%) e que levou à demissão da Comissão de Trabalhadores. A produção do novo modelo T-Roc poderá estar em causa. Estavam previstas 200.000 unidades, o triplo da produção de 2016.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}