Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 1 Setembro 2017

A ajuda financeira pós-furacão Harvey, o aviso que antecedeu o atentado nas Ramblas, e o plano de Xi Jinping para erradicar a pobreza em três anos fazem manchetes nos jornais internacionais.

O Governo brasileiro entregou o Orçamento para 2018 — mas é “fictício”. Os investidores afastam-se dos fundos europeus para a segurança do euro que sobe. Xi Jinping tem um plano para acabar com a pobreza na China até 2020. E outras duas notícias que marcam a atualidade mundial esta sexta-feira.

The Washington Post

Trump pode dar até 5 mil milhões de euros em ajuda pós-Harvey

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a equipa da Casa Branca e os líderes do Congresso estão no processo de discutir um plano para autorizar 6 mil milhões de dólares, ou cerca de 5 mil milhões de euros, para alívio após o desastre provocado pelo furacão Harvey nos estados do Texas e também do Louisiana. O furacão matou pelo menos 44 pessoas e provocou enormes inundações, incluindo na metrópole de Houston, onde causou duas explosões numa fábrica de produtos químicos. Leia a notícia completa no Washington Post. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

El Confidencial

EUA confirmaram: Autoridades avisaram que haveria atentado nas Ramblas

Os Estados Unidos confirmaram que enviaram um aviso de que as Ramblas estavam a ser visadas como alvo para um atentado terrorista, de acordo com o jornal catalão El Periódico de Catalunya. O aviso foi dirigido aos Mossos, a polícia regional da Catalunha, e ao vereador regional do Interior. Os responsáveis confirmaram agora, embora o tivessem negado anteriormente, que receberam esse alerta, embora mantendo que não veio da CIA. O autor do comunicado é, de facto, o National Counterterrorism Agency, que coordena informação sobre terrorismo entre as agências norte-americanas CIA, FBI e NSA. Leia a notícia completa no El Confidencial. (Conteúdo em espanhol / Acesso livre)

Financial Times

Subida do euro afasta investidores das ações europeias

Os fundos acionistas europeus sofreram com a recuperação da moeda única, escreve o Financial Times. Os investidores tiraram 1,4 mil milhões de dólares desses fundos na semana até 30 de agosto. O euro tem-se tornado mais forte contra o dólar e a libra. Desde o início do ano já subiu 13,3%, atingido um máximo de dois anos contra o dólar em agosto. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

South China Morning Post

Xi Jinping quer erradicar a pobreza na China em três anos

O longo discurso de Xi Jinping feito em junho ainda está a ser decifrado, e agora que foi divulgada a sua transcrição completa é possível perceber que a erradicação da pobreza se vai tornar numa prioridade para o segundo mandato do presidente chinês. O discurso inclui pormenores acerca de como Xi espera que os pobres chineses das zonas rurais consigam ter as suas necessidades cumpridas pelo estado central. “Temos que enviar os nossos melhores talentos para as linhas da frente na batalha com a pobreza”, disse o presidente. Leia a notícia completa no South China Morning Post. (Conteúdo em inglês / Acesso livre)

Valor Económico

Governo de Temer entrega Orçamento de 2018 “fictício” com metas desatualizadas

O Ministério do Planeamento divulgou esta quinta-feira no Brasil o Orçamento de Estado para 2018, mas as metas estão desatualizadas e o OE já tem sido chamado de “fictício” pela imprensa. O défice primário previsto é de 159 mil milhões de reais, e preveem-se novas medidas de aumento de receitas e contenção de gastos que também não estão incluídas nesta versão do Orçamento. Sendo assim, ainda vai ser completamente alterado. Leia a notícia completa no Valor Económico. (Conteúdo em português / Acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião