Ninguém para Wall Street: há seis dias ininterruptos a subir

Os mercados norte-americanos estão numa onda de otimismo, mesmo com as ameaças da Coreia do Norte, da tempestade Harvey e da instabilidade politica interna. Os números da economia têm ajudado.

Wall Street soma e segue pela sexta sessão consecutiva. Esta sexta-feira os números sobre o emprego desiludiram os investidores, mas os dados sobre a confiança dos consumidores e da produção industrial compensaram pela positiva. Além disso, a revisão em alta do PIB do segundo trimestre, mostrando uma aceleração da economia, contribuiu para o otimismo dos investidores.

Os principais índices fecharam em terreno positivo, acompanhando a tendência favorável da Europa. O Dow Jones subiu 0,18% esta sexta-feira para os 21.987,56 pontos. Já o S&P 500 valorizou 0,2% para os 2.476,55 pontos, seguindo-se o Nasdaq com uma subida de 0,1% para os 6.435,33 pontos.

O relatório [do emprego] foi marginalmente desapontante para aqueles que estavam à espera de uma subida maior, mas não esteve assim tão longe das nossas expectativas“, afirma o economista-chefe do Citigroup, Andrew Hollenhorst, assinalando que espera que tanto os mercados como a Fed mantenham a postura de “esperar para ver”. As atenções estão viradas para a inflação e para as políticas fiscais de Donald Trump.

Além disso, os números da produção industrial foram positivos. Em agosto, as fábricas norte-americanas aceleraram a sua expansão para o maior ritmo em seis anos, graças a uma maior força de trabalho. Acresce que a confiança dos consumidores subiu para um máximo de três meses, melhorando as perspetivas das famílias sobre a economia, de acordo com um relatório da Universidade de Michigan.

Ao contrário do esperado, o crescimento do emprego nos Estados Unidos desacelerou, depois de dois meses de forte criação de postos de trabalho. Ainda assim, continua a ser criado mais emprego nos EUA o que, em conjunto com a revisão em alta do PIB, dá razões à Reserva Federal para continuar a retirada dos estímulos da economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ninguém para Wall Street: há seis dias ininterruptos a subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião