5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Esta segunda-feira é feriado nos EUA e os mercados lá vão estar fechados. Em Espanha sabe-se a taxa de desemprego. Na Alemanha, Merkel estará em reuniões sobre emissões poluentes.

Os mercados norte-americanos estão fechados, mas as negociações do NAFTA com o México e o Canadá seguem para a segunda ronda. Do outro lado do mundo, os países em desenvolvimento reúnem na China para discutir, entre outros assuntos, as sanções dos Estados Unidos à Rússia.

Como evolui o desemprego em Espanha?

Esta segunda-feira vai ser revelada a taxa de desemprego espanhola em agosto. O país — o principal parceiro comercial de Portugal — mantém um elevado número de desempregados, mesmo com crescimentos económicos superiores a 3%. Ainda assim, em julho a taxa de desemprego baixou para níveis de há oito anos. O número de desempregados inscritos nos serviços públicos espanhóis de emprego registou uma diminuição de 26.887 pessoas em julho em relação ao mês anterior, alcançando um total de 3.335.924.

Mercados nos EUA estão fechados

Do outro lado do Atlântico, as celebrações do Dia do Trabalhador nos Estados Unidos e no Canadá vão fechar os mercados norte-americanos. Na última semana, Wall Street acumulou ganhos em praticamente todos os dias, mesmo perante a incerteza geopolítica vinda da Coreia do Norte. Acresce que este fim de semana voltou a haver movimentações de Kim Jong-un: o líder coreano realizou um teste nuclear.

BRICS reúnem-se para falar das sanções dos EUA à Rússia

As economias em desenvolvimento reúnem-se esta segunda-feira na China. O presidente chinês, Xi Jinping, recebe os líderes do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. Além destes países, foram convidadas outras nações como é o caso do México. A cimeira de três dias vai ter como temas o comércio, o investimento, a segurança e as sanções dos Estados Unidos à Rússia. Michel Temer, presidente do Brasil, vai fazer uma visita de Estado à China.

Merkel empenhada no combate à poluição dos carros

A chanceler alemã está em plena campanha. Depois do debate deste domingo com o seu principal oponente, Martin Schulz, Angela Merkel vai encontrar-se esta segunda-feira com os líderes das várias cidades alemãs para discutir de que forma podem combater a poluição provocada pelo combustível dos veículos, evitando que haja a proibição de os carros andarem nos centros das cidades.

Negociações do NAFTA seguem para a segunda ronda

Apesar de Donald Trump já ter dito que acha improvável a existência de um acordo, os negociadores dos vários países envolvidos no NAFTA encontram-se esta segunda-feira para discutir o tratado comercial. O Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) junta os EUA ao México e ao Canadá. Os países querem resolver a situação antes do início do próximo ano, mas até os economistas têm dúvidas: Paul Krugman, Nobel da Economia, diz que Trump vai ter dificuldades na renegociação por causa do Congresso e das empresas norte-americanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião