E tudo o Irma levou. Dos cruzeiros e crude até ao sumo de laranja

O furacão Irma ainda não chegou ao território dos EUA mas já abala as cotações: desde empresas de seguros e cruzeiros até, claro, às matérias primas... que estão a levantar voo.

Fonte: NASANASA

O Presidente Trump já declarou “estado de emergência” para a Florida, as ilhas virgens americanas e Porto Rico, territórios que podem estar na trajetória do furacão Irma — uma catástrofe mais devastadora que o Katrina e que o recente Harvey. Os efeitos do Irma já chegaram pelo menos aos mercados: para além do petróleo, os preços do sumo de laranja e algodão estão a subir. Por outro lado, as cotações das seguradoras e empresas de cruzeiros afundam.

Os habitantes daquele que é o terceiro estado mais populado dos EUA já se precipitaram até aos supermercados, nos quais está esgotada a água engarrafada. Muitos estão a abandonar o estado — o valor das viagens de avião para Nova Iorque aumentou exponencialmente, avança a Bloomberg.

Mas para além dos receios da população, as preocupações dos investidores com as matérias-primas também se fazem notar… na bolsa. O sumo de laranja, o algodão e o West Texas Intermediate (WTI), o petróleo negociado nos EUA, encabeçam por esta ordem a lista das matérias-primas que mais valorizam com o Irma. As seguradoras e empresas de cruzeiros com sede em Miami estão a ser “destruídas”.

Florida já não dá sumo

A Florida é o maior produtor de sumo de laranja a seguir ao Brasil — e a produção concentra-se precisamente no sul do Estado, a parte mais vulnerável ao furacão. “A nossa maior preocupação são os citrinos da Florida” diz Joel Widenor, o co-fundador do Commodity Weather Group, centro de gestão de risco relacionado com as condições meteorológicas.

Na terça-feira, dia em que o furacão surgiu no mapa, o preço do sumo de laranja agravou-se em 4,98%. A tendência acentuou-se nesta sessão, elevando o ganho para quase 6%. O sumo de laranja para os 1,45 dólares por libra-peso, atingindo máximos desde maio. Esta evolução minimiza as perdas acumuladas no último ano: nesse período, o sumo de laranja apresenta a segunda pior performance entre as matérias-primas, recuando 25,85% desde o início do ano.

"A nossa maior preocupação são os citrinos da Florida”

Joel Widenor

Co-fundador do Commodity Weather Group

Também o algodão brilha no meio da tempestade por receios de uma forte quebra na produção naquele estado norte-americano. Desde que esta começou, as cotações disparam 4,08%, avançando para 0,7488 dólares a libra-peso, sendo que entre as matérias-primas menos conhecidas também se assistiu a uma subida dos preços da madeira.

No terceiro lugar do pódio das matérias-primas que mais valorizam está o petróleo, mas isto é sobretudo consequência do furacão Harvey e da devastação no estado do Texas. O WTI apresenta uma valorização de mais de 4%, chegando bem perto da fasquia dos 50 dólares. O Brent, em Londres, está nos 54 dólares.

Furacão na mira, cruzeiros e seguros atingidos

O Irma veio agitar as águas para as empresas de cruzeiros que têm sede em Miami, a segunda maior cidade da Florida. A Royal Caribbean Cruises foi a que mais sofreu: na terça-feira as ações desvalorizaram 4,19% para os 118 dólares. As concorrentes Norwegian Cruise Line Holdings e a Carnival Corp também desceram consideravelmente, 3,53% e 3,49% respetivamente.

Do lado das companhias de seguros, a que mais perde é a Universal Insurance Holdings, que abrange o maior número de proprietários na Florida. Já caiu 15% na terça-feira. As cotações do XL Group e o Everest Re Group, sedeados nas Bermudas, também quebraram perante o furacão, 5,8% e 6,9% respetivamente.

As “verdadeiras” dimensões do desastre

Isto não será uma inundação em câmara lenta como o Harvey — isto é um verdadeiro furacão” alerta Chuck Watson da Enki Research, um centro americano dedicado à previsão de desastres naturais. Os ventos do Irma já atingiram os 300 quilómetros por hora esta quarta-feira e está avaliado no nível cinco, o mais elevado da escala.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA prevê que o desastre chegue a Porto Rico ainda esta quarta-feira. Uma área de alta pressão no Golfo do México pode fazê-lo continuar a rota até ao Estado americano da Florida, embora ainda não seja certo.

Os custos do furacão Harvey foram estimados em 42 mil milhões de dólares, bastante abaixo da conta deixada pelo Katrina, de 118 mil milhões. O furacão Irma pode mesmo ultrapassar os estragos deste último, avança a Bloomberg.

Furacão Irma fez pelo menos três mortos

Pelo menos três mortos e dois feridos graves é o primeiro balanço da passagem do furacão Irma por duas ilhas das Caraíbas, Saint-Martin e Saint-Barthélémy, anunciou esta quarta-feira à noite o Ministério do Ultramar francês.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, tinha alertado alguns minutos antes que haveria “vítimas a lamentar” e que era inevitável esperar “um balanço duro e cruel” na ilha franco-holandesa de Saint-Martin e na ilha francesa de Saint-Barthélémy.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E tudo o Irma levou. Dos cruzeiros e crude até ao sumo de laranja

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião