Tempestade Harvey faz fechar maior refinaria de petróleo dos EUA

  • Lusa
  • 30 Agosto 2017

A Motiva, detida pela petrolífera Saudi Aramco, anunciou a suspensão das operações na sequência das inundações e estragos provocados pela tempestade tropical Harvey.

A maior refinaria petrolífera dos Estados Unidos, localizada na cidade de Port Arthur, no Texas, foi encerrada esta quarta-feira na sequência dos estragos provocados pela tempestade tropical Harvey naquele Estado norte-americano, divulgou a dona da refinaria. Num comunicado, a Motiva, de capital saudita, informou que a refinaria em Port Arthur, que produz 603.000 barris diários de petróleo, suspendeu os trabalhos a partir das 05:00 locais (11:00 em Lisboa) “em resposta às crescentes inundações” verificadas naquela zona.

A companhia petrolífera Motiva junta-se assim a outras refinarias da zona do Golfo do México que também foram obrigadas a suspender as suas operações por causa das inundações provocadas pela passagem da tempestade Harvey. Foi o caso da unidade petrolífera da ExxonMobil em Baytown, a segunda maior refinaria do país e que está fechada desde domingo. Esta refinaria, localizada perto de Houston (uma das zonas mais afetadas pela intempérie), processa 560.000 barris diários.

A tempestade tropical Harvey, que atingiu na sexta-feira à noite o Estado do Texas como um furação de categoria 4 (numa escala em que a categoria máxima é 5), deslocou-se entretanto para leste e já atingiu o Estado do Louisiana. No Texas, o fenómeno meteorológico provocou graves inundações que foram qualificadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “épicas” e fez pelo menos 20 mortos e 17 mil deslocados.

A Motiva Enterprises, propriedade da petrolífera estatal saudita Saudi Aramco, informou ainda que a refinaria vai permanecer fechada até que desça o nível das águas em Port Arthur, localidade que está neste momento inundada. “A nossa prioridade continua a ser a segurança dos nossos trabalhadores e da nossa comunidade”, referiu o comunicado da companhia petrolífera.

A Motiva, que decidiu reduzir gradualmente a sua atividade desde a chegada do Harvey, já tinha anunciado na terça-feira que a sua capacidade operacional estava a rondar os 40%. Até ao momento, o número de refinarias encerradas por causa da tempestade Harvey já ultrapassa uma dezena, incluindo muitas refinarias de pequena dimensão.

Calcula-se que a capacidade de processamento sofreu uma redução de cerca de três milhões de barris diários, o que representa um quinto da capacidade total dos Estados Unidos. Apesar de ter evoluído para uma tempestade tropical, o Harvey foi o furação mais forte a chegar os Estados Unidos desde 2005, ano em que o Katrina atingiu Nova Orleães, e o maior a afetar o Estado do Texas desde 1961.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tempestade Harvey faz fechar maior refinaria de petróleo dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião