Autoeuropa reúne-se com os sindicatos a 7 de setembro
A administração da Autoeuropa já comunicou a intenção de reunir com os sindicatos no próximo dia 7 de setembro. Trabalhadores estão em greve desde terça-feira à noite.
Os sindicatos afetos à Autoeuropa já têm reunião marcada com a administração da empresa para o próximo dia 7 de setembro. A informação foi avançada por um responsável sindical junto às instalações da companhia em Palmela, numa altura em que a produção está parada devido a uma greve.
“Há informação de que a administração já comunicou que quer reunir com a comissão sindical, e com o sindicato SITE Sul, no próximo dia 7 [de setembro]”, disse o responsável.
Este é um sinal de que poderão ser retomadas as negociações, no sentido de encontrar uma solução para as reivindicações dos trabalhadores. Nomeadamente a rejeição da semana de seis dias de trabalho, planeada para entrar em vigor em novembro, na sequência do fabrico do novo modelo da Volkswagen, o SUV T-Roc.
A reunião deverá, assim, acontecer antes mesmo da eleição de uma nova comissão de trabalhadores, depois de a anterior ter alcançado um acordo com a empresa que acabou chumbado pela maioria dos funcionários, o que ditou a demissão dos órgãos que a compunham. A nova comissão só deverá ser eleita a 3 de outubro.
Esta será também uma decisão incomum por parte da Autoeuropa. Esta terça-feira, António Chora, ex-coordenador da comissão de trabalhadores da empresa, disse que “tirando no caso de Bratislava”, as administrações das fábricas da Volkswagen não negoceiam com os sindicatos.
O responsável sindical atualizou ainda o ponto de situação da greve, apontando para uma paralisação completa da produção. “Como no primeiro turno das 23h30 e no turno da manhã, agora no turno da tarde, o das 15h30, a paralisação é total”, acrescentou. Esta é a primeira greve exclusiva da empresa, em 26 anos de atividade.
(Notícia atualizada às 16h43 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoeuropa reúne-se com os sindicatos a 7 de setembro
{{ noCommentsLabel }}